Foi ao som do tradicional hino sertanejo, a música Asa Branca, tocada na sanfona, que iniciou, nesta segunda (25), a 5ª edição do Seminário de Mineração da Bahia (SEMBA 2023), que está sendo realizado na Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro. O evento que este ano tem como anfitriã a EroBrasil Caraíba acontecerá até a próxima quarta (27) e reunirá grandes nomes do setor para discutir a mineração baiana.
Para dar as boas-vindas e recepcionar o público, o gerente de comunicação e vice-presidente do SEMBA, Rafael Cerqueira, deu início às atividades do seminário. Em seguida, o Diretor Executivo da EroBrasil Caraíba, Marcos Graciano falou da importância do evento para o desenvolvimento da mineração e ressaltou o orgulho da EroBrasil em ser anfitriã do Seminário:
“Estamos muito satisfeitos com o evento, com a participação da comunidade universitária, da indústria, representantes de governo. E o objetivo é falar sobre mineração, discutir mineração e apresentar a responsabilidade da mineração em relação à comunidade, às questões de sustentabilidade, às questões sociais, ambientais e da importância que este segmento tem para o Estado da Bahia”.
Em seguida, foi a vez do presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, que destacou a importância da mineração da Bahia no cenário nacional. O estado atualmente ocupa a terceira colocação com maior produtor mineral do país e responsável pela produção exclusiva de minérios como urânio e o vanádio.
De acordo com Carballal, o estado está atento à importância da mineração para o desenvolvimento da Bahia e ressaltou que a CBPM irá passar a ser não apenas uma empresa de pesquisa, como também uma empresa de fomento à atividade no Estado.
O vice-presidente do SINDIMIBA (Sindicato das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos, Metais Nobres e Preciosos, Pedras Preciosas e Semipreciosas e Magnesita no Estado da Bahia), Antônio Carlos da Silva Borges, também discursou na cerimônia de abertura e, também, ressaltou a importância do Seminário para o desenvolvimento do setor.
Já o professor e coordenador do setor de pesquisa e inovação da UNIVASF Daniel Tenório, também esteve presente na abertura do evento, e reforçou a necessidade da realização de eventos e parcerias com a comunidade acadêmica para a disseminação e troca de conhecimentos.
O SEMBA23 é destinado a estudantes e profissionais que atuam na área de mineração abordará pontos importantes para as operações nas empresas e as principais tendências em Environmental, Social and Governance (ESG), na mineração baiana, além de ações e tecnologias que podem tornar a mineração baiana mais sustentável e inclusiva.
Temas de destaque
Ao longo do primeiro dia do evento, diversos temas de grande relevância para a mineração baiana foram discutidos. O primeiro foi o projeto do Novo Shaft da EroBrasil abordado pelo Gerente de Integração de Projetos da empresa, Vitor Carneiro. O projeto integra o planejamento de deepening (aprofundamento), que será o maior shaft da América Latina.
Em seguida, foi a vez de Ernesto Paulo e Erivelton Santos, representantes da Equinox Gold, falarem sobre a otimização da capacidade de carregamento de ouro em resina de troca iônica RIL com uso de dextrina da empresa, que conseguiu com o seu novo processo de lixiviação viabilizar a produção de ouro no município de Santaluz.
E, encerrando as atividades no turno da manhã, foi a vez do coordenador de barragens da Pan American, Carlos Silva, falar sobre o Centro de Monitoramento Geotécnico de Barragem da instituição.
No período da tarde, a troca de conhecimentos continuou com os temas: Rastreamento de Pessoas, ministrado pelo Sandino Leão, representante da SANDVIK; Em seguida, foi a vez de discutir as atribuições do O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-BA), na atividade mineral.
O tema foi amplamente debatido, na palestra “Atribuições do CREA na Mineração”, pelo Engenheiro de Minas, Pedro Augusto, que é coordenador da câmara especializada de geologia e engenharia de Minas do CREA-BA.
Na sequência, foi a vez da esclarecedora e importante palestra sobre “Estimativa de Recursos e Reservas Minerais, à luz dos códigos internacionais e nacionais de Mineração”, ministrada pelo Beck Nader, que íntegra a Comissão Brasileira de Recursos e Reservas (CBRR).
Dando continuidade à programação a palestra “Saúde Mental que Previne Acidentes”, ministrada pela CEO da Mental Clean, Fátima Macedo, que convida a refletir sobre a importância da saúde mental dos colaboradores, uma vez que, conforme a Drª Fátima, problemas que afetam a saúde mental, podem favorecer a diminuição da produtividade e que colaboradores se envolvam em acidentes de trabalho.
Já a penúltima palestra do dia abordou as “Soluções Inovadoras para Britagem” que foi comandada pelos representantes da METSO, Gabriel Cota, Bruna Franco e João Lago. E, para encerrar o primeiro dia de evento, colocou-se em debate outro tema de grande importância para o setor que é o licenciamento ambiental.
O processo de licenciamento ambiental é uma das etapas vividas por todas as mineradoras ao iniciar um novo projeto. E, para falar um pouco mais sobre o assunto foi convidado o coordenador de mineração e exploração de produção de óleo e gás natural do INEMA (Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Leopoldo Freire.
O SEMBA também é sustentável
O ESG é um dos princípios básicos da mineração da Bahia e por isso, o SEMBA também promoverá ações que visam a sustentabilidade. Dentre as ações pode-se destacar a distribuição de copos para todos os participantes do evento, evitando desta forma a utilização de copos plásticos, além de diversas outras ações realizadas pelo evento e seus parceiros.
“Implementar ações de ESG é muito importante, mas, não é fácil. É preciso ter uma verdadeira mudança de mindset e por isso é preciso que todos façam parte desta mudança, que começa com a adoção de pequenos hábitos como: Cuidar do seu copo”, explica o gerente de comunicação da EroBrasil e vice-presidente do SEMBA, Rafael Cerqueira.
O SEMBA 2023 conta com patrocínio da EroBrasil Caraíba, Pan American Silver, Atlantic Nickel, Metso, Sotreq, TUMI, SANDVIK, MACCAFERRI, Gotemburgo, Master Drilling, Howden, Castolin Euteclic, Equinox Gold, Ferbasa, Bamin, RHI Magnesita, Suport Mining, Enaex Brasil, Brugg Geobrugg e Largo.
Mais informações:
O quê: 5º Seminário de Mineração da Bahia (SEMBA)
Quando: Segunda (25), terça (26) e quarta (27) de setembro de 2023, a partir das 08h
Onde: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Mais informações pelo site: https://www.semba23.com.br/