A TOMRA é líder mundial em classificação de minério com base em sensores. Atua nos mercados de alimentos, reciclagem e mineração. Sua tecnologia está presente em cerca de 100 mil instalações ao redor do mundo. Para mineração, desenvolveu o conceito Green Mining. Foco é a recuperação de minério valioso, mesmo em depósitos ou rejeitos sub-econômicos. Com o benefício adicional da eficiência energética.
Seus equipamentos de classificação atuam desde o início do processo. Desse modo, reduzem o material residual e o consumo de carbono. Suas soluções vão desde processos minerais industriais até a classificação de pedras preciosas. Bem como metais ferrosos e não ferrosos, carvão e outros combustíveis e escória.
A tecnologia de classificação reduz significativamente a quantidade de energia e água necessária. A comparação toma por base métodos tradicionais, como moagem e DMS (Separação de Meio Denso). A Transmissão Raio-X (XRT) é uma das principais soluções da TOMRA. Ela separa o material seco de vários minérios e minerais com base em sua densidade atômica. Independentemente das propriedades de superfície e espessura.
Isso significa que não é necessário esmagar ou triturar todas as rochas em partículas menores. O que resulta em economias consideráveis de água e energia. Já que a moagem responde por 50-75% da energia usada na mineração. Segundo a empresa, as técnicas de pré-concentração reduzem pela metade o consumo de energia.
Um outro recurso desenvolvido pela TOMRA é o “Contador Verde”. Ele mostra a redução de CO2 em tempo real.
Mais informações: www.tomra.com/mining