A CBMM, líder mundial em tecnologia do nióbio, é uma das patrocinadoras oficiais do CBMM Niobium Punta del Este E-Prix, que acontece neste sábado, 17 de março, na cidade uruguaia. O campeonato da ABB FIA Formula E é uma série de corridas de veículos elétricos que demonstra o potencial da mobilidade sustentável, e está diretamente alinhado aos objetivos da companhia brasileira de investir em aplicações dos produtos de Nióbio na cadeia produtiva automotiva.
O uso do nióbio pelo setor automotivo é essencial para garantir estruturas e componentes mais leves e resistentes. A redução de peso é uma parte importante para a melhoria da eficiência dos veículos a combustão e, no caso dos veículos elétricos passa a ser essencial, devido à instalação das baterias que acrescenta um peso considerável ao conjunto.
A CBMM trabalha em parceria com as montadoras e fabricantes de componentes automotivos em busca de soluções estruturais envolvendo aços de alta resistência a serem aplicadas na estrutura de automóveis, utilitários leves e veículos comerciais, visando principalmente redução de peso e consequentemente melhorando a eficiência energética. A empresa também desenvolve sistemas junto a fabricantes de baterias para aumentar sua eficiência energética, melhorar a potência e propiciar maior durabilidade ao material.
Seu objetivo é contribuir para a maior adoção e a popularização dos veículos elétricos, com a consequente e necessária diminuição das emissões de poluentes e gases de efeito estufa nos centros urbanos, tornando o Nióbio um elemento essencial nos pilares de sustentabilidade ambiental.
Visando disseminar seu conhecimento em nióbio, a CBMM irá promover um workshop durante o evento, composto de cinco palestras que abordarão temas como os desafios do aço na mobilidade, o nióbio na tecnologia de baterias de Lítio-Íon, o uso do nióbio em ligas de alumínio e as tecnologias de aços especiais como pilares para mobilidade e sustentabilidade.
Além disso, a companhia brasileira apresentará ao público seu projeto da Niobium E-Bike, a primeira bicicleta elétrica projetada e produzida no Brasil, resultado de uma parceria com a EDG, empresa fundada pelo piloto Lucas di Grassi. A Niobium E-Bike tem seu quadro composto por aços microligados ao Nióbio que garantem mais leveza, durabilidade, resistência e eficiência.