A CBMM, em parceria com aciarias e fabricantes automotivos, vem desenvolvendo novas aplicações para o nióbio. Os aços microligados com nióbio geram estruturas mais flexíveis e resistentes, que absorvem mais o impacto em colisões. Além disso, o elemento também é aplicado em baterias, componentes e sistemas automotivos. Como o disco de freio, desenvolvido em parceria com a Hipper Freios. O Niobium Steel apresenta mais resistência a fadiga e a altas temperaturas em comparação com discos de freio convencionais
Com a Toshiba, o foco são as baterias de lítio com anodos de óxidos mistos de Nióbio e Titânio (NTO). O contrato prevê uma nova geração de baterias. Eles tem alta densidade energética e recarga ultra rápida. Além disso, a nova bateria poderá estocar o dobro do volume de lítio em relação às baterias convencionais que utilizam ânodos com grafite.
5º Simpósio SAE BRASIL CarBody
No caso dos sistemas eletrônicos, o componente de nanocrystal com nióbio exerce um papel fundamental nos sistemas de filtragem magnética de sistemas eletrônicos e entretenimento de bordo (infotainment). Sem esses sistemas de filtragem, interferências magnéticas entre componentes seriam comuns, levando à interrupção do funcionamento ou até a problemas graves de segurança.
É dentro do tema segurança veicular que o Head of Mobility Division da CBMM, Rodrigo Amado, compartilhou soluções em nióbio para o setor automotivo no segundo dia do 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody, evento que reuniu especialistas do setor em torno das mais recentes inovações da cadeia produtiva automotiva.
O Simpósio SAE BRASIL CarBody, aconteceu entre os dias 2 e 3 de maio no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo. O SAE BRASIL CarBody apresentou os últimos lançamentos de montadoras do Mercosul, sistemistas, empresas siderúrgicas e de transformação mecânica e união de materiais.