A CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – acaba de adquirir um novo equipamento rodoferroviário de transporte de bauxita para a sua unidade de Alumínio (SP). Chamada de railcar mover, a máquina substitui antigas locomotivas de manobra, conseguindo se mover tanto em trilhos quanto em rodovias, utilizando uma tecnologia exclusiva para consumir menos combustível, com baixo custo de manutenção.
O veículo é produzido pela Wabtec, modelo NVX8040, e possui sua tração baseada no contato direto dos pneus sobre os trilhos, possibilitando o deslocamento entre as linhas do pátio ou até mesmo sair da linha para abastecimento de combustível. Além disso, por ser muito mais leve que uma locomotiva tradicional, o equipamento utiliza menor quantidade de combustível, é esperado uma redução em até 30% as emissões de carbono, se comparado com o equipamento anterior.
A nova aquisição faz parte da Estratégia ESG 2030 da CBA de reduzir em 40% as emissões de carbono, considerando toda a cadeia de produção de alumínio primário, ou seja, da mineração até a fundição. Até o momento, a Companhia já diminuiu 26,1%, em comparação ao ano-base de 2019.
“Para a CBA, investir em aquisições como esta é motivo de celebração. Todos os dias nos empenhamos em buscar melhores equipamentos e práticas para mantermos nossa produção sustentável e podermos contribuir para uma economia de baixo carbono. Estamos muito confiantes nos resultados que teremos com o equipamento da Wabtec”, comenta Roseli Milagres, Diretora de Supply Chain da CBA.
“A Wabtec tem como missão despertar o potencial dos nossos clientes ao entregar soluções em transportes, inovadoras e duráveis, liderando a jornada de descarbonização da ferrovia. O Shuttlewagon Rail Car Mover NVX8040, corresponde a esse nosso compromisso ao entregar eficiência energética, redução de emissões e custos operacionais. Um equipamento com tecnologia atualizada e capacidade de tração única no mercado, sendo uma solução disruptiva para as diversas operações ferroviárias e industriais.” Afirma Danilo Miyasato, Presidente e Líder Regional da Wabtec na América Latina.