A Caterpillar Brasil realizou uma coletiva de imprensa em sua sede em Piracicaba (SP), no dia 02 de março, com o objetivo de apresentar dois novos equipamentos produzidos no Brasil. A In the Mine esteve presente no evento. Antes da apresentação, Odair Renosto, presidente da companhia, deu um panorama histórico e institucional da Caterpillar. “Hoje, são 5800 funcionários atuando na empresa – 4000 deles apenas em Piracicaba”, afirmou Renosto. Dada a situação econômica brasileira, esse número deve sofrer algum impacto.
Apesar disso, a empresa não adotará estratégias de momento. “Sempre enfrentamos ciclos econômicos de alta e de baixa – nossos negócios são cíclicos. A diferença é que, antigamente, esses ciclos variavam de 10 em 10 anos e hoje são basicamente de dois em dois. Nós sempre trabalhamos num formato reverso. Ou seja, quando o ciclo estava em alta, nossa operação era em baixa e vice-versa”, diz Renosto. “Dessa forma, não precisamos desenhar uma estratégia para este ano. Já é algo que conhecemos”.
Logo depois, especialistas da Caterpillar apresentaram o trator de esteiras D6K2 e a escavadeira hidráulica 318D2 L. Os dois equipamentos passam agora a ser produzidos no Brasil – antes eram importados para cá. O trator substitui possui o modelo D6K. Ele possui um peso de 500 kg a mais e teve um aumento da lâmina de 13%, o que representa um incremento de 8% da produtividade. Outro destaque é o consumo de combustível, que pode ser reduzido em até 18%. O equipamento atende as normas de emissões do Tier 3.
Já a nova escavadeira é uma atualização do modelo 315D L. Ela segue com peso de 17,2 t, mas graças ao sistema mecânico de injeção, teve uma redução de três para dois filtros. O aumento de 35% da produtividade vem junto de uma possível diminuição do consumo de combustível de até 15%, caso o modo econômico esteja ativado.
Confira abaixo um depoimento exclusivo do presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto
https://www.youtube.com/watch?v=yhVXprHmM4c