A TriStar Gold divulgou hoje comunicado ao mercado para informar que recebeu da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS) a Licença Prévia (LP) para o projeto de ouro Castelo de Sonhos no Brasil.
“Após a aprovação previamente anunciada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente do Pará (COEMA), recebemos a LP, um verdadeiro marco para a TriStar, que agora poderá avançar no estudo de viabilidade de Castelo dos Sonhos, com a execução de trabalhos de supressão vegetal das áreas e de perfuração, diz Nick Appleyard, presidente e CEO da TriStar.
Para o executivo, o Brasil se tornou um grande centro de desenvolvimento de projetos de mineração, com mais minas construídas recentemente do que em qualquer outro país. “Dado o sucesso da G Mining, Hochschild Mining, Ero Copper e Aura Minerals, que licenciaram, construíram e estão operando minas fantásticas no Brasil, vejo Castelo de Sonhos como a próxima mina de ouro de mais de 100 mil oz/ano a ser instalada, com todos os benefícios que fluirão para a economia regional e nacional.” Os próximos passos do projeto envolvem mais estudos de redução de risco, incluindo viabilidade e engenharia avançada, levando a uma decisão final sobre o desenvolvimento de sua construção.
O projeto de ouro Castelo de Sonhos está situado a cerca de 20 km da cidade de Castelo de Sonhos (PA). Conforme Estudo de Pré-Viabilidade apresentado em 2021, o depósito contém 1,8 Moz de recursos indicados e outras 0,7 Moz de recursos inferidos de ouro. A produção estimada para a Fase I do projeto – até o sexto ano da operação em um horizonte de 11 anos de vida útil da mina – é de 146 mil oz/ano de ouro.