No estande da Volvo estão expostos 11 caminhões da marca, a começar pelo Performance Edition, uma edição especial do FH, dando inicio a comemoração dos 90 anos da Volvo Trucks. “É uma série limitada de veículos exclusivos, repletos de novas tecnologias e com uma configuração única para celebrar esta data e o melhor caminhão do mundo”, diz Daniel Mello, gerente de marketing da Volvo no Brasil. Também estará exposto um dos primeiros modelos de caminhões da Volvo, o Série 2, produzido em 1928.
Entre as inúmeras novidades, a Volvo está lançando o Assistente de Direção, um dispositivo de última geração voltado para o transporte de cana-de-açúcar. A tecnologia auxilia o motorista a não passar por cima dos brotos da plantação, um grave problema da indústria canavieira, responsável por enormes prejuízos no setor. “A Volvo está sempre oferecendo o melhor em novas tecnologias, visando constantemente aumentar a produtividade do transportador”, destaca Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões Volvo.
A Volvo exibe ainda o primeiro caminhão autônomo já testado em uma operação real e comercialmente viável para o setor de transporte no Brasil. O novo veículo é dirigido também para o segmento sucroalcooleiro, um dos mais importantes do agronegócio. A empresa reforça sua posição de líder mundial em segurança veicular, ao apresentar uma nova e ampliada oferta de pacotes de segurança para a linha F de caminhões.
Esta nova configuração de dispositivos de segurança é mais um passo para nos mantermos à frente e garantirmos a possibilidade de o cliente customizar seu caminhão”, diz Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões.
O pacote número 1 abrange air bag e pré-tensionador do cinto de segurança do motorista e luz de freio de emergência. “As luzes de freio de emergência traseiras piscam intermitentemente quando o motorista é obrigado a fazer uma frenagem brusca. Elas são importantes para alertar os motoristas dos outros veículos que estão atrás do caminhão”, explica Glenio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.
Chamado de “Estabilidade”, o pacote 2 inclui o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), um sistema que reduz significativamente o risco de tombamento em curvas fechadas e o freio anticanivete, uma exclusividade da Volvo. É um avançado dispositivo que promove micro frenagens na carreta, quando, por exemplo o veículo trafega por estradas de baixa aderência ou em descidas de serra. Ele deixa a composição esticada, diminuindo a possibilidade de ocorrência do efeito “L” entre o cavalo mecânico e o implemento. “É um sistema muito avançado, que pode evitar muitos acidentes e salvar vidas”, lembra Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
Manutenção – A empresa está lançando a Manutenção Inteligente Volvo e a Gestão de Combustível, dois serviços criados para baixar os custos da operação de transporte e diminuir o número de paradas não planejadas dos caminhões. A Manutenção Inteligente é uma central de monitoramento conectado, de planejamento e agendamento de manutenções preventivas. O serviço é voltado para os veículos que tenham planos de manutenção da marca.
É o mais novo pacote de opções do Dynafleet, o sistema de gerenciamento de frotas da Volvo. O objetivo é otimizar as manutenções e diminuir o tempo de parada para melhorar a produtividade do transporte. “É um novo aliado dos frotistas na gestão da manutenção”, diz Deise Kindinger, responsável pela área de desenvolvimento de serviços conectados do Grupo Volvo América Latina.
Como os caminhões saem de fábrica com um alto grau de tecnologia embarcada, eles são equipados com um módulo eletrônico que transmite os dados do veículo para uma central da Volvo. Usando os dados obtidos por meio da inteligência e da conectividade do caminhão, os agentes da central verificam remotamente qual a situação do veículo, indicando a previsão de parada e quais serviços precisam ser realizados.
Carregadeiras – Além de sua nova geração de caminhões pesados e semipesados, a Volvo exibe também n a Fenatran’2017, em São Paulo, alguns dos melhores produtos da marca fabricados pelas outras áreas de negócios, como a pá-carregadeira L90F, da Volvo Construction Equipment, e o motor D16, da Volvo Penta.
A pá-carregadeira L90F encontra aplicação na construção, em pedreiras e no segmento florestal, em operações de limpeza, carregamento de diferentes materiais, manuseios de materiais e de toras, entre outras aplicações. Ela é também comum usando vários implementos hidráulicos. “É flexibilidade e potência para todo o tipo de trabalho”, resume Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil.
Equipada com motor Volvo turboalimentado, com sistemas de proteção que garantem operação em todas as condições, a máquina tem baixo consumo de combustível e baixas emissões de poluentes. A consagrada cinemática TP combina força e precisão nos movimentos e o sistema de braço de elevação é patenteado pela Volvo. Os controles da L90F são precisos, dando mais domínio ao operador, com o sistema hidráulico sensível à carga. “É mais segurança e ciclos de trabalho mais rápidos”, destaca Capato.
Segundo ele, a cabine Care Cab tem o melhor ar-condicionado e o melhor sistema de filtragem de ar do setor. A direção, o assento e o suporte da alavanca são ajustáveis. A carregadeira tem ainda indicadores de desgaste dos freios em todas as rodas e também oferece teste eletrônico de eficiência dos freios.