A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), aprovou uma operação de aquisição de ativos da Caterpillar por parte da Paraná Equipamentos S.A. (PESA), sua distribuidora no Sul do país. Conhecida como ato de concentração, a operação se refere à transferência de “ativos intangíveis” da divisão de mineração da fabricante, a Caterpillar Global Mining, para a PESA, como dados relacionados a vendas e assistência técnica aos clientes.
Como distribuidora da Caterpillar desde 1952, a PESA também atua na locação de equipamentos da marca, bem como no suporte técnico aos seus usuários em peças de reposição e serviços de manutenção. Com a aquisição da Bucyrus pela fabricante, ela passa a oferecer essa mesma assistência em sua área de atuação à linha de produtos incorporada, o que exigiu a transferência de informações comerciais por parte da Caterpillar, como créditos relacionados a peças e determinados contratos.
Por esse motivo, o Cade considerou que a operação não desestabiliza o ambiente concorrencial, com sobreposições horizontais ou verticais, uma vez que a PESA já atua como revendedora da marca. A defesa apresentada pelas empresas argumentou que a transferência desses ativos intangíveis teve por objetivo adaptar a estrutura da PESA para a distribuição dos produtos incorporados à linha com a aquisição da Bucyrus. A aprovação do órgão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 25 de agosto.