Com mais de 4.500 colaboradores em mais de 70 países, o BEUMER Group se destaca, entre outras, pela tecnologia de transporte para a indústria de mineração, assim como pela tecnologia de transporte de materiais a granel, onde a empresa está há décadas consolidada. No Brasil, possui duas unidades: em Campinas (SP) atende aeroportos, logística e cimento. E em Belo Horizonte (MG) atua na mineração, razão da sua presença nesta edição do Exposibram.
Há dois anos o grupo Beumer adquiriu a FAM, um dos principais fornecedores mundiais de sistemas de transporte e processamento de materiais a granel, o que complementou e ampliou a atuação da empresa. “A FAM tem uma grande vantagem aqui. Temos uma equipe de 100 pessoas na mineração. A gente desenvolve toda a engenharia aqui em Belo Horizonte, e também toda a assistência técnica. Assim, a gente tem condição de atender o cliente de forma integral”, explica o diretor comercial, Marco Antônio de Castro (foto).
Sua expectativa para a Exposibram 2024 é de um evento bem mais movimentado do que o último, em 2022, que ainda sofria alguns efeitos da pandemia. “Hoje, por exemplo, primeiro dia, geralmente não é um dia de muito movimento, mas já dá pra perceber que a quantidade de gente circulando já está acima de qualquer expectativa, com um movimento muito grande”, diz.
O diretor aposta em um panorama positivo, mesmo com a retração no segmento mineral em 2024. “Neste 2º semestre, a gente sentiu um pouco de queda no mercado da mineração. Os grandes players, como Vale, CSN e Gerdau, diminuíram um pouco o volume de compras na nossa área, mas existem muitos projetos para o futuro em curto prazo. Então o cenário é otimista, temos uma expectativa muito boa para um futuro próximo”, conclui.
Texto e fotos: Paulo Bastos Boa Nova