Na obra, lançada em 2021, os autores Carlos Manoel Nieble, Guido Guidicini e Luiz Gulherme de Mello buscam apresentar ao leitor os múltiplos aspectos de projetos e da construção de barragens em arenitos brandos no Brasil, aliando sua experiência à de diversos profissionais que lidaram com as dificuldades impostas por essa litologia particular.
O interesse no tema deriva do histórico da construção das estruturas, inicialmente com a seleção de sítios para o barramento de rios voltada a litologias “duras”, como a de rochas graníticas, basálticas e gnáissicas.
Com a escassez dessas áreas em algumas regiões do país, foi preciso que a engenharia passasse a confrontar as peculiaridades de ambientes constituídos por rochas sedimentares brandas, caso dos arenitos.
Carlos Nieble é engenheiro de Minas, especializado em Risco Geológico e Detonações Cuidadosas com Explosivos. Guido Guidicini é geólogo e especialista em Geologia de Engenharia. Luiz Guilherme de Mello é engenheiro civil, com mestrado em Mecânica dos Solos (offitexto.com.br)
Outras indicações de livros sobre mineração, geologia e meio ambiente