Lançado em 2022, o livro traz um histórico da Engenharia Geotécnica de barragens, obras que são realizadas desde a Antiguidade por diversas civilizações, tendo seus primeiros registros datados por volta de 4.000 anos a.C. no Oriente Médio.
A linha do tempo, que chega aos dias atuais, explica os principais conceitos geotécnicos dos reservatórios, apresenta estatísticas de acidentes, fala sobre sua estabilidade nas fases de construção e operação e destaca a importância do emprego de dados geológicos para a concepção dos projetos.
Também são abordados temas como percolação, erosão de taludes de montante e de jusante e subpressões. No capítulo dedicado a barragens de rejeitos de mineração, além da descrição dos tipos de barragens, características e sistemas de disposição de rejeitos, há um estudo sobre as barragens do Fundão e de Brumadinho (MG).
O trabalho é de autoria de Sandro Salvador Sandroni, mestre em Engenharia Civil, mestre e doutor em Mecânica de Solos e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ), e de Guido Guidicini, geólogo e especialista em Geologia de Engenharia (www.ofitexto.com.br)