“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”!. O trecho da famosa canção do compositor e cantor brasileiro Geraldo Vandré serviu de inspiração para o filósofo Mário Sergio Cortella, que fez a palestra de abertura do 12º Simpósio Internacional de Confiabilidade (SIC), para chamar a atenção dos 140 congressistas que participaram do evento. Engenheiros, técnicos e especialistas dos mais diferentes setores da indústria tiveram a oportunidade de trocar experiências e apresentar 27 estudos de caso que revelaram os avanços da Engenharia da Confiabilidade na gestão de ativos, seja para manutenção ou desenvolvimento de produtos. O SIC foi promovido e organizado pela ReliaSoft, de 7 a 9 de maio, na capital paulista.
“A maioria das empresas encara a confiabilidade como algo dispensável, supérfluo ou, ainda, que pode ser adiado para o futuro”, afirmou Claudio Spanó, diretor executivo da ReliaSoft, na apresentação do SIC, que este ano trouxe como tema âncora Como fazer a Confiabilidade acontecer? De acordo com Spanó, a mudança cultural nas empresas é fundamental para que a confiabilidade torne-se um processo sustentável ao longo do tempo, a partir dos objetivos estratégicos que conectam a alta gestão com todas as partes envolvidas. “Estes benefícios incluem, por exemplo, reduzir o custo de estoques sobressalentes ou o número de recalls de uma empresa”, esclareceu o executivo.
Esta experiência foi compartilhada pela Arcelor Mittal Tubarão com os congressistas. Em 2013 a empresa, uma das poucas do setor siderúrgico que aplicam as ferramentas de análise da engenharia da confiabilidade, criou o Plano Diretor de Gestão e Manutenção de Ativos para, entre outros objetivos, aumentar a produção de bobinas a quente, produto de maior valor agregado da companhia. A partir da elaboração de um diagrama de blocos funcionais, levantamento do histórico de falhas e tempos de manutenção, criação das curvas de confiabilidade e mantenabilidade e alimentação do diagrama de blocos de confiabilidade, foi possível reduzir as falhas que mais impactavam na produção, diminuindo o tempo de troca de cilindros em 45%.
Reconhecimento profissional e de mercado
Durante o 12º Simpósio Internacional de Confiabilidade, a ReliaSoft realizou a premiação do Reliability Leadership Award 2014 que reconhece empresas que mais investiram em melhorias na confiabilidade no último ano. A COLP – Compañia Operadora de LNG del Perú foi a vencedora do prêmio.
Profissionais do setor também receberam o CRP – Certified Reliability Professional (CRP), programa de certificação internacional criado pela ReliaSoft. O programa já certificou 85 profissionais no mundo. No mercado brasileiro, 80% dos profissionais certificados são do setor de manutenção das indústrias.
Profissionais certificados:
§ Júlio César dos Santos – Petrobras
§ Jacques Vigato dos Santos – INVISTA Fibras e Polímeros Brasil
§ Jairo Miguel Chamorro Zuñiga – Masa Mecánicos Asociados (Colômbia)
§ Julio Leonel Meza – TECSUP (Peru)
§ Marcelo Ioris – John Deere
§ Thiago André de Oliveira Daniel – AES Tietê
O SIC 2014 teve o patrocínio das empresas SIL Inteligência em Lubrificação, Qualmark e Des-Case.