A Ausenco, consultoria de engenharia mineral, foi selecionada para executar os serviços de avaliação ambiental do Projeto Coyote, de hidrogênio e amônia verdes do grupo australiano Fortescue. Localizado no Willow Cale Industrial Park, a aproximadamente 12,5 km do centro de Prince George (Colúmbia Britânica, Canadá), o Projeto Coyote tem como objetivo produzir hidrogênio verde e amônia verde a partir de fontes 100% renováveis. Os produtos serão exportados ou usados internamente para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e apoiar metas locais, nacionais e globais de redução de emissões.
Com uma capacidade prevista de cerca de 140 mtpa de hidrogênio verde e de 700 mtpa de amônia verde, o projeto tem o potencial de criar mais de 2.000 empregos diretos e indiretos ao longo de sua construção e vida operacional, com significativo impacto econômico na região. Além disso, sua localização no território tradicional não cedido da Nação Lheidli T’enneh destaca a importância de construir relacionamentos sólidos com as comunidades Indígenas.
Caberá à Ausenco realizar pesquisas ambientais e sociais de linha de base e liderar a preparação de uma solicitação de Avaliação Ambiental (EA) para o projeto. Esse escopo envolve a definição das condições de linha de base, a previsão e a avaliação dos possíveis impactos do projeto, o desenvolvimento das medidas de mitigação adequadas e a preparação de documentos regulatórios. A Ausenco trabalhará de forma colaborativa com a Consultoria Ambiental Lheidli T’enneh (LTNE) – uma parceria entre a Primeira Nação Lheidli T’enneh e a Environmental Dynamics Inc. – para entregar uma Avaliação Ambiental significativa e inclusiva.
“Estamos entusiasmados em colaborar com a Fortescue nesse desenvolvimento inovador”, disse Sarah Bowie, líder de EA da Ausenco. “Nossa abordagem estratégica, aliada à nossa experiente equipe de especialistas, equipará a Fortescue com os recursos necessários para atender aos requisitos regulatórios de forma eficiente e econômica.”
A abordagem do projeto proposta pela Ausenco incorpora o planejamento de aprovações estratégicas, o alinhamento proativo das equipes e a gestão do projeto centrada no cliente.
Imagem: Andrew Forrest, Chairman e fundador da Fortescue, apresenta o projeto Coyote Foto: Hanna Petersen