Mineradora de ouro em Mato Grosso, a Aura Apoena iniciará neste trimestre o Programa Agronegócio Sustentável, que terá duas frentes de trabalho: A implementação de hortas comunitárias em bairros em situação de vulnerabilidade e o apoio à agricultura familiar por meio de assistência técnica agrícola, tecnologia e boas práticas de agricultura regenerativa.
Para 2021, está previsto o diagnóstico, que servirá para identificar as potencialidades e desafios enfrentados pelas comunidades que serão beneficiadas pela iniciativa. No ano seguinte, o foco estará nos treinamentos e assessoria técnica.
“Nossa meta é beneficiar até 100 famílias, ou seja, cerca de 500 moradores. Além de ajudá-los a produzir mais e melhor, oferecendo produtos de maior valor agregado, visamos à disseminação de boas práticas, como técnicas de agrofloresta e agroecologia”, explica Jorge Camargo, Gerente-Geral da Aura Apoena.
“Contribuir para a construção de uma cadeia para o escoamento da produção também está entre os nossos objetivos. Para isso, as parcerias com diversas instituições privadas e públicas serão fundamentais”,
Recentemente, a mineradora contratou uma empresa especializada para auxiliá-la na implementação do Programa Agronegócio Sustentável. A ManejeBem tem como objetivo a estruturação de sistemas produtivos rurais com foco na indústria, governos e organizações.
A ManejeBem desenvolveu uma plataforma para captação de dados do campo, favorecendo o planejamento de ações e acompanhamento de dados relacionados à sustentabilidade. Por meio da implementação de tecnologias, difusão de informações e conexão entre técnicos e agricultores, a empresa visa oferecer assistência técnica especializada em produção sustentável e impactar positivamente a vida de agricultores familiares.
Entre os recursos oferecidos pelo nosso parceiro está o ManejeChat, aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. Ele possui painel de acompanhamento diário das atividades técnicas, chat em tempo real com agrônomos, treinamentos, dia de campo, fórum, além de indicadores sociais, ambientais e agronômicos.
Para a parte de treinamentos, a Aura Apoena contará com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Mato Grosso e o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda. Estão previstos para 2022 cursos e oficinas para os moradores dos bairros Barra do Marco e Nossa Terra Nossa Gente.
Programação:
Abril: Associativismo e cooperativismo
Junho: Administração de pequenas propriedades rurais
Agosto: Comercialização de produtos agropecuários
Outubro: Defensivos naturais
Tendo como público-alvo os moradores dos bairros em situação de vulnerabilidade, serão realizadas oficina e palestra:
Fevereiro: Horta Vertical
Março: O papel da mulher na empresa rural na economia familiar e as oportunidades de renda
“O Agronegócio Sustentável tem potencial para ser o principal programa do portfólio de Responsabilidade Social da nossa empresa. A região tem o solo fértil, entretanto muitos produtos acabam vindo de fora, até de outros estados”, enfatiza o Gerente-Geral da Aura Apoena.
“Há demandas reprimidas e a oportunidade de produzir localmente de forma lucrativa e sustentável, beneficiando muitas famílias. Vamos implementar o piloto em 2022 para, nos anos seguintes, replicar o modelo em outras comunidades do entorno de nossas unidades e projeto”.