Já em andamento, a iniciativa foi batizada de Vega Light já que prepara e adequa a unidade ao novo volume de produção, atendendo assim às demandas do mercado hoje, além de viabilizar à ArcelorMittal Vega a estrutura necessária para futuras ampliações. A conclusão das mudanças está prevista para o fim do primeiro semestre de 2015. Mesmo com as obras, a produção atual não sofrerá impacto.
De acordo com o gerente geral da ArcelorMittal Vega, Fernando Teixeira, Vega Light vai possibilitar à unidade explorar ainda mais seu potencial no fornecimento de produtos para a indústria automotiva brasileira, considerado um dos mercados primordiais para o grupo mundial. “Com este investimento, a ArcelorMittal reconhece o trabalho que vem sendo feito em nossa unidade nos últimos anos, reforça a preocupação que temos com a melhoria contínua e comprova nossa total condição de atender às crescentes demandas do mercado automotivo por produtos mais nobres”, afirma.
Em fevereiro, a ArcelorMittal Vega anunciou investimentos de aproximadamente US$ 15 milhões para iniciar a produção local do Usibor®, aço de alta resistência com aplicação na indústria automotiva. A iniciativa vem ao encontro de tendências de mercado e ao novo regime automotivo brasileiro, Inovar Auto, que estipula metas para as montadoras desenvolverem veículos mais leves, seguros e ambientalmente sustentáveis.