A ArcelorMittal está adotando ações de apoio à sociedade para reforçar o enfrentamento à pandemia do coronavírus. Até o momento, a empresa investiu R$ 18 milhões em diversas ações no Brasil. Além de iniciativas nas comunidades onde atua, empresa integra redes colaborativas com o poder público e outras empresas.
R$ 4 milhões foram destinados ao Hospital Margarida, de João Monlevade (MG). Na recuperação de ventiladores mecânicos em parceria com o Senai e outras grandes indústrias. Construção do Laboratório Municipal de Biologia Molecular em Belo Horizonte para realização de testes da covid-19. Doação de materiais de higiene e insumos hospitalares nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina. Apoio para a confecção de 150 mil máscaras para profissionais da área de saúde capixabas. Além da compra de testes de identificação rápida do coronavírus.
“Estamos intensificando ações preventivas junto à sociedade e direcionando investimentos para ampliação do atendimento às pessoas afetadas pelo vírus”. Quem explica é Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal Aços Longos LATAM. “Cada um precisa fazer a sua parte e atuar em parceria, pois só assim iremos superar esta crise”, complementa Benjamin Baptista Filho, presidente da ArcelorMittal Brasil.
Reparação de respiradores
Dezoito engenheiros foram cedidos pela empresa para trabalhar na reforma e na recuperação de respiradores. De um total de 65,4 mil equipamentos existentes no país, cerca de 5% (3.270) estão parados por falta de manutenção. A reparação está feita nos laboratórios de eletrotécnica do Senai e de empresas parceiras. Os engenheiros da ArcelorMittal estão trabalhando conectados a uma rede de colaboração nacional. Num total de 25 pontos de coleta e manutenção dos equipamentos em 14 estados do Brasil. Os três primeiros respiradores consertados em Minas foram entregues ao Hospital Margarida, em João Monlevade.
A empresa está doando materiais hospitalares a nove prefeituras de Minas Gerais. E doando 50 mil unidades de máscaras de acrílico a hospitais do Estado. Também realizou a compra de 50 mil testes rápidos e 20 mil testes PCR. Eles serão aplicados em empregados, familiares e entregues às comunidades. A produtora de aço adquiriu 20 mil litros de álcool em gel para unidades da ArcelorMittal.
No Hospital Margarida, o investimento permitirá a duplicação da UTI com dez novos leitos e ventiladores e 16 novos leitos de enfermaria. Bem como pronto atendimento exclusivo para triagem de casos suspeitos da covid-19. Com sete leitos e insumos básicos para o funcionamento do centro de saúde. O montante também viabilizará a aquisição de 3 mil testes de identificação rápida do coronavírus. Com a iniciativa, aproximadamente 140 mil pessoas serão beneficiadas.
Construção de laboratório em BH
Em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, a empresa está construindo o Laboratório Municipal de Biologia Molecular. Para realização de testes da covid-19, ampliando a rede de diagnóstico e de controle da doença na cidade. O espaço foi disponibilizado pela Prefeitura e será totalmente reformado e equipado para a análise de Biologia Molecular. Estima-se que o funcionamento ocorrerá na 2ª quinzena de maio. Além da oferta ampliada do exame, o novo laboratório ajudará a reduzir o do tempo de espera para o diagnóstico da doença. No local serão analisados os testes do tipo PCR, efetivo para identificação do vírus na fase inicial da doença.
A unidade da ArcelorMittal Tubarão, em Serra (ES), estruturou uma ação voltada especialmente para um dos grupos de maior vulnerabilidade ao vírus: os idosos. Em parceria com o Ministério Público do Espírito Santo, a empresa está doando kits de higiene pessoal e limpeza para Casas Lares de Serra e de Vitória. Ao todo, cinco entidades serão contempladas, beneficiando 294 pessoas, entre idosos e funcionários.
Outra ação é a doação, junto a uma rede colaborativa, de 150 mil máscaras para a Prefeitura de Serra e profissionais da área de saúde de todo o Espírito Santo, via Governo do Estado. A empresa também doou água mineral para o Hospital Irmandade Santa Casa de Misericórdia, em Vitória, e está produzindo internamente em seus laboratórios álcool glicerinado e antisséptico, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Anvisa. A unidade tem capacidade de produzir até 180 litros por dia que atenderão ao uso interno, reduzindo a demanda no mercado formal.
Fundo empresarial para reação articulada
Já a unidade de Vega, em São Francisco do Sul SC), fez uma doação para o Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o coronavírus (Fera). A ideia é utilizar o montante arrecadado para a compra de equipamentos, como respiradores e materiais hospitalares. Outra ação é a parceira com a Secretaria Municipal de Saúde na qual empresa destinou oxímetros, álcool em gel e aventais descartáveis.
A unidade também irá doar mobiliário e equipamentos hospitalares para a instalação de um hospital de campanha no município. Além disso, entregou luvas nitrílicas (luvas médicas descartáveis) e álcool em gel para a Polícia Militar e materiais de higiene e limpeza para o Lar dos Idosos de São Francisco do Sul.
Campanha de arrecadação de recursos
A Fundação ArcelorMittal, por sua vez, lançou campanha voltada para empregados e familiares estimulando a doação de recursos a entidades sociais de atendimento à comunidade. Ao final da campanha, a empresa contribuirá doando o mesmo valor arrecadado. A iniciativa vai permitir aos empregados se envolverem mais diretamente no esforço coletivo de combate à pandemia. Também foram convidados a participar fornecedores, clientes, amigos e comunidades onde a ArcelorMittal está presente. Mais informações: http://www.famb.org.br/promocao-social/pro-voluntario/campanha-de-doacao–covid-19/