A ArcelorMittal, a FIEMG e o SENAI Minas assinaram convênio dia 6 de maio para a criação do Centro de Inovação da ArcelorMittal para a Indústria (CIAMI). O convênio prevê o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, assim como aceleração de ações estratégicas para a empresa. Permitirá também o acesso a equipamentos de última geração, intercâmbio com profissionais qualificados e oportunidades de capacitação técnica.
“A criação do CIAMI é mais um passo importante em nossa estratégia alinhada às transformações da indústria 4.0. Além do Açolab, lançado no ano passado, Minas Gerais ganha mais um centro de excelência, para estimular ideias inovadoras no setor industrial e na cadeia do aço em especial”, diz Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal Aços Longos LATAM.
Objetivos do CIAMI
O CIAMI vai permitir maior agilidade para o desenvolvimento de pesquisas e de produtos da indústria e interface mais próxima com o Açolab. Trata-se de uma unidade de ambiente colaborativo da ArcelorMittal, em Nova Lima, que incentiva soluções inovadoras e startups para avanço de projetos em conjunto. Uma vantagem será a posição geográfica do centro de inovação, no bairro do Horto, em BH. Ele ficará próximo das plantas industriais da ArcelorMittal de João Monlevade e Sabará.
A partir de agora, serão traçados o escopo técnico e o cronograma para cada projeto. A intenção é trabalhar em iniciativas que busquem resultados a médio prazo. Exemplo disso são seis projetos prioritários , voltados especialmente para o setor automotivo. Serão desenvolvidos com a ArcelorMittal Aços Longos, em conjunto com as plantas de João Monlevade e Sabará. São ações que visam uma melhoria da qualidade do produto para estabilidade e acabamento superficial do aço.
O acordo firmado com a FIEMG e o SENAI será parecido com o que a ArcelorMittal firmou com a USP em janeiro. A parceria com a USP visa aumentar a industrialização e produtividade do setor, através da inovação e sustentabilidade. Com foco em toda a cadeia do segmento de construção, promovendo reflexões, pesquisas, atividades, formação de profissionais. O objetivo também é o de atrair novos talentos para o mercado da construção civil.