A Appian Capital Brazil, fundo de investimento privado especializado em mineração, avança com seu estilo de gestão que resulta em uma mineração inteligente e encerra 2022 com resultado recorde de exportações. São mais de 198.290 toneladas de cobre e níquel sulfetado enviados para Canadá, China, Finlândia e Polônia. O volume é 66% superior ao mesmo período de 2021, quando as exportações totalizaram cerca de 119.334 toneladas.
Desde que o fundo de origem britânica, com quase 4 anos de atuação no mercado brasileiro, assumiu a gestão dos ativos Atlantic Nickel — produtora de concentrado de níquel sulfetado — e Mineração Vale Verde (MVV) — produtora de concentrado de cobre, o grupo avança em sólido crescimento.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos ao longo de 2022. Por meio do nosso modelo de mineração inteligente, conseguimos aumentar a produção de forma segura e responsável. Os números demonstram nossa trajetória de crescimento. Com isso, certamente teremos em 2023 mais destaque no mercado internacional”, explica Milson Mundim, CFO da Appian Capital Brazil.
Perspectivas promissoras em 2023
Para este ano, com o aumento da produção nos dois ativos, a expectativa da Appian Capital Brazil é aumentar as exportações em 8%. Em 2022, além dos embarques mensais realizados pela Atlantic Nickel, a Mineração Vale Verde (MVV) exportou outros oito navios.
Com carga de 9.402 toneladas de concentrado de níquel sulfetado, a Atlantic Nickel (ATN), única produtora de níquel sulfetado do Brasil, realizou seu décimo segundo embarque de 2022, no fim de dezembro. O navio seguiu do Porto de Ilhéus (BA) para o porto de Maceió, de onde partiu para Finlândia. Os embarques de 2022 tiveram como destino Canadá, na América do Norte, Finlândia, na Europa, e China, na Ásia. No total, o ativo exportou mais de 116 mil toneladas de concentrado de níquel, sendo aproximadamente 15.670 toneladas de níquel contido.
Desde que iniciou as operações na Mina Santa Rita, em outubro de 2019, a Atlantic Nickel mantém o compromisso de trabalhar em nome do desenvolvimento sustentável, sem perder de vista o propósito de atingir o seu máximo potencial de produção. O concentrado de níquel sulfetado é matéria-prima de alta qualidade e componente fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos. Em escala mundial, sob demanda crescente, é um dos metais mais versáteis e resistentes na natureza, com utilidade crucial para construir sociedades sustentáveis, por meio da geração de energia limpa, capaz de garantir um futuro de baixo carbono.
O oitavo embarque realizado com o concentrado de cobre produzido na mina Serrote em 2022, realizado na última semana de dezembro, totalizou 11.086 toneladas de concentrado de cobre, sendo 2.561 toneladas de cobre contido. Ao longo do ano, a MVV encaminhou para China, Polônia e Finlândia mais de 82 mil toneladas de concentrado de cobre, sendo 18.973 de cobre contido.