Vinte e cinco instituições sociais passarão, nos próximos meses, por um intenso processo de capacitação visando desenvolver suas habilidades de gestão e de geração de renda para aumentar sua eficiência e os resultados para a comunidade. Esta é uma das metas do programa Parcerias Sustentáveis em 2017, iniciativa da produtora de ouro AngloGold Ashanti e que entra em seu 7º ano de atuação.
Para isso, a empresa está destinando mais de R$ 1 milhão de recursos próprios para as 25 instituições selecionadas – através da participação de membros da comunidade – nas sete cidades onde possui operações, em Minas Gerais (Barão de Cocais, Caeté, Nova Lima, Raposos, Sabará e Santa Bárbara) e Goiás (Crixás).
“Um dos grandes diferenciais do Parcerias Sustentáveis é a forma transparente na seleção dos projetos a partir de bancas com a participação de representantes das comunidades. Neste sétimo ciclo do programa, direcionamos o foco na autossustentabilidade dos projetos, ou seja, na capacidade das iniciativas de se perpetuarem no médio e longo prazo, ampliando os benefícios para todos”, analisa Othon Maia, gerente de Comunicação e Comunidades da AngloGold Ashanti.
Todos os projetos apoiados já iniciaram a capacitação. Trata-se de um programa de capacitação e pré-aceleração, promovido com a consultoria da Yunus Negócios Sociais. Em módulos online e presenciais, ao longo do ano, os projetos receberão suporte para a melhoria da gestão.
Uma das instituições que serão apoiados em 2017 é a Associação Comunitária do Bairro Bonsucesso, que pretende implementar uma padaria comunitária no bairro, em Caeté. O objetivo é fornecer pão a preços populares a 200 famílias carentes da região. “Será muito importante o apoio e capacitação do Parcerias Sustentáveis para que possamos iniciar a operação da padaria. Vamos começar já com toda a gestão necessária para que o empreendimento se consolide e passe a ‘andar com as próprias pernas’. Estamos muito animados”, afirma Márcia Nunes, presidente da Associação Comunitária do Bairro Bonsucesso.