O Centro de Educação Ambiental – CEA (Foto) da AngloGold Ashanti, com sede dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata Samuel de Paula, em Nova Lima (MG), é responsável por uma série de campanhas e ações de preservação e educação ambiental na região. Ao longo de seus 21 anos de atuação, o CEA se transformou em uma referência na comunidade, chegando a receber mais de 10 mil visitantes por ano.
Nos últimos anos, a AngloGold Ashanti deu um passo importante em direção à sustentabilidade do local. O Centro vem implementando soluções para torná-lo cada dia mais autossuficiente em energia. Somente em 2020, foram investidos R$ 100 mil para ações de suficiência energética do local.
Com a instalação de um biodigestor, um gerador eólico e principalmente um sistema fotovoltaico, foi possível reduzir em 90% o custeio com energia no local. Esse modelo de autossuficiência em energia representa um enorme avanço na sustentabilidade do espaço e poderá ser reproduzido em diferentes aplicações dentro da companhia.
Por meio dessas mudanças, a AngloGold Ashanti está transformando um ativo ambiental em um espaço mais sustentável e propício para visitas, ampliando seu valor educativo para a comunidade. A iniciativa está aderente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além disso, também está alinhada ao objetivo global da companhia de zerar até 2050 a emissão de gases de efeito estufa de escopo 1 (aquelas que são resultado direto das operações da empresa) e de escopo 2 (emissões indiretas, provenientes da energia elétrica adquirida para uso da própria companhia).
Foto: AngloGold Ashanti/Divulgação