ANGLO AMERICAN E KOMATSU TESTAM TRATOR POR CONTROLE REMOTO

ANGLO AMERICAN E KOMATSU TESTAM TRATOR POR CONTROLE REMOTO

Após seis meses de testes com o trator Komatsu D375Ai-8 no Minas-Rio, empreendimento de minério de ferro da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro (MG), as empresas concluíram com sucesso o teste de verificação da segurança e performance da operação remota.

“De acordo com os resultados, decidimos introduzir seis unidades D475A-8R (modelo maior) na operação, que podem ser equipadas com um kit de operação teleremota”, afirma Bruno Cipriani, gerente executivo de Operações Mina do Minas-Rio da Anglo American.

simulador-tratorkomatsu

A Komatsu Ltd., por meio de sua subsidiária Komatsu Brasil International Ltd., fez a parceria com a Anglo American, em março de 2022, para realizar um teste de operação em um trator teleremoto para mineração.

O objetivo foi entregar uma solução tecnológica para reforçar a segurança no Minas-Rio e potencializar a alta performance da operação.

“Trabalhamos juntos para montar uma sala de operação remota, desenvolvendo toda a infraestrutura necessária, bem como treinando a equipe de operadores”, explica Marcos Costa, diretor executivo da Komatsu.

Segundo Costa, a Komatsu continuará a trabalhar no estabelecimento de tecnologias de controle teleremoto para tratores de grande porte, visando reduzir cada vez mais o número de pessoas expostas ao risco, além de aumentar a performance do equipamento.

Vantagens da operação

Nos testes de demonstração, a combinação da tecnologia de controle automático de lâmina, de propriedade da Komatsu, e o sistema de orientação da máquina “ProVision”, da Modular Mining Systems Co., Ltd., uma subsidiária da Komatsu, facilitou muito as operações do trator e da lâmina durante a atuação remota. “Além dessa simplificação trazida para a atividade de mineração, a operação feita de forma tele operada permitirá que os operadores trabalhem com mais conforto em uma sala de operação”, informa Cipriani.

D375Ai-8 teleremoto

O trator D375Ai-8 teleremoto possui componentes eletrônicos e de controle que permitem operar a máquina remotamente. É possível operar a longas distâncias. A operação é realizada de forma remota e elimina a necessidade de um operador dentro da cabine do equipamento, este podendo, inclusive, estar fora da área da mina, na cidade, por exemplo, desde que estruturada a sala de operações.

tratorkomatsu

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.