Análise de dados geoquímicos na internet. Essa é a proposta do RockPlot, ferramenta desenvolvida pela CPRM. Seu autor é Elias Martins Guerra, pesquisador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CEDES), que integra o Serviço Geológico do Brasil.
Disponível em versão beta desde abril, o RockPlot agiliza o tratamento estatístico de informações, assim como a confecção de diagramas. Aplicável, portanto, nos estudos de petrologia. Área que estuda a história, ocorrência e estrutura das rochas.
“O aplicativo auxiliará os pesquisadores no processamento e análise de dados geoquímicos. Todos os projetos de mapeamento geológico do Serviço Geológico do Brasil coletam dados geoquímicos. O RockPlot foi criado com intuito de tornar o tratamento destes dados mais simples e amigável”, afirma Elias Martins Guerra.
Pretende-se ainda inserir no Rockplot, que está em constante desenvolvimento, recursos para análise estatística espacial e visualização de dados em mapas. Bem como algoritmos de aprendizado de máquina e os principais componentes de análise estatística univariada e multivariada. Na versão atual, é possível plotar os diagramas mais utilizadas para classificação geoquímica e geotectônica de rochas ígneas.
Acesse www.rockplot.herokuapp.com O aplicativo está em inglês, mas inclui diversos tutoriais. Faça seu cadastro.
Fonte: Assessoria de Comunicação (CPRM)