ALCEU VALENÇA E ORQUESTRA OURO PRETO FAZEM APRESENTAÇÃO GRATUITA EM NOVA LIMA

ALCEU VALENÇA E ORQUESTRA OURO PRETO FAZEM APRESENTAÇÃO GRATUITA EM NOVA LIMA

A noite do dia 11 de março (domingo) promete ser inesquecível para Nova Lima. A cidade será palco de um grande encontro musical: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto apresentam juntos o espetáculo Valencianas, com os maiores sucessos do cantor adaptados para música de concerto. Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, o concerto é gratuito e conta com patrocínio da AngloGold Ashanti, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal, e o apoio da Prefeitura de Nova Lima. A ação faz parte de um calendário de apresentações que acontecerão nos municípios de Nova Lima, Santa Bárbara, Caeté e Sabará, ao longo do ano.

Nova Lima abrirá a série de concertos. A partir das 21 horas, no Espaço de Caminhada AngloGold, o público poderá conferir o espetáculo Valencianas, um recorte na biografia musical de Alceu Valença. Com a participação do cantor e compositor, o show reúne arranjos inéditos assinados pelo violinista da Orquestra Ouro Preto, Mateus Freire. No concerto, estão versões orquestrais de canções como Anunciação, Tropicana, Girassol, Coração Bobo, La Belle Du Jour, Sete Desejos, Junho, Porto da Saudade, Acende a Luz, Sino de Ouro e Ladeiras.

“Contribuir para o desenvolvimento social e cultural das cidades onde operamos é nosso valor. E a música tem um forte poder de transformação. Será uma grande oportunidade poder levar à população um espetáculo de alto nível”, afirma Othon de Villefort Maia, gerente de Comunicação e Comunidades da AngloGold Ashanti.

Valencianas começou a ser preparado em 2010, quando o maestro da Orquestra de Ouro Preto e o compositor Alceu Valença foram apresentados, em Ouro Preto, por um amigo comum, Paulo Rogério Lage, que futuramente se tornaria produtor do show. Mais que propor o diálogo entre a música erudita e a canção popular, o espetáculo procura demonstrar a universalidade artística de Alceu e a diversidade de sua obra.

De acordo com o maestro Rodrigo Toffolo, o desafio é respeitar aquilo que torna a obra de Alceu Valença única. “O espetáculo é grandioso e busca evidenciar a maestria do cantor e a nordestinidade inerente à sua obra, capítulo fundamental na história da música de nosso país, que contribuiu, inclusive, para a ideia de música popular brasileira que temos hoje”, ressalta o maestro.

Valencianas foi consagrado em 2015, com o Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. “Num mundo dominado pela indústria do entretenimento, onde tudo é dinheiro e há pouco sentimento, a música de concerto é uma forma de transcendência. Este projeto representa uma nova vertente na minha carreira”, celebra o homenageado Alceu Valença.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.