Mineração Vale Verde e AtlanticNickel tem dado suporte a municípios no nordeste brasileiro. Foco são as cidades com menos de 50 mil habitantes, no sul da Bahia e agreste alagoano. Onde o grupo controlador das mineradoras, o Appian, mantém operações, de cobre e níquel. Mobilização visa contribuir com autoridades locais no enfrentamento ao coronavírus.
Nos próximos 30 dias, a Appian deve receber um lote com 6 mil testes rápidos e 25 mil máscaras cirúrgicas. Além de 12 mil máscaras N95 que serão doados para essas comunidades. O Grupo está agilizando o embarque da carga na China. E o desembarque no Brasil está previsto para meados de junho.
Dois municípios baianos, Itagibá e Ipiaú – este listado entre as seis cidades com mais casos de contaminação na Bahia – irão receber parte dessas doações. O restante será enviado para contribuir com as ações que estão sendo realizadas nos municípios de Craíbas e Arapiraca, em Alagoas.
Postura proativa em cenário desafiador
“Estamos num cenário desafiador que exige uma postura proativa. De todo o empresariado em apoio às autoridades públicas. Estamos fazendo a nossa parte junto às comunidades. Num esforço conjunto com as prefeituras em defesa da vida”. O compromisso é de Paulo Castellari, CEO do Grupo Appian. A Mineração Vale Verde está localizada no município de Craíbas, em Alagoas. E a AtlanticNickel, empresa produtora de níquel sulfetado, no município de Itagibá, a 158 quilômetros de Ilhéus na Bahia.
As ações da Appian envolvem fornecimento de materiais de saúde e de higiene. E contribuições para compra de equipamentos para suportar o atendimento aos pacientes do coronavírus. Mais de 22 mil pessoas já foram diretamente beneficiadas no Agreste Alagoano e mais de 15 mil no sul da Bahia. Todas as doações são definidas em acordo com as prefeituras locais após um planejamento conjunto.
Centro de triagem para pacientes e desinfecção de ruas
Na Bahia, está em fase final o processo para repasse de R$ 220 mil para a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipiaú. O posto de saúde tem funcionado como centro de triagem para pacientes sintomáticos do COVID-19 e está equipado com respiradores artificiais, aspiradores, monitores, leitos, sendo dois semi-intensivos.
Para contribuir com as medidas de prevenção, a Appian tem mantido o trabalho de um grupo de costureiras também no sul da Bahia. 3 mil máscaras caseiras, confeccionadas com uniformes antigos da AtlanticNickel – em bom estado de conservação e higienizados – foram doadas para comunidades locais naquela região.
A empresa também tem cedido, semanalmente, caminhões-pipa para desinfectar ruas e avenidas das comunidades de Itagibá, Ipiaú, Ubatã, Barra da Rocha e Gongogi, além de disponibilizar um lote de 230 vacinas da gripe (Influenza/H1N1 H3N2) para as prefeituras de Itagibá e Ipiaú.
A Appian também disponibilizou uma infraestrutura para a hospedagem exclusivamente dos profissionais de saúde de Ipiaú e Itagibá mobilizados na luta contra o Covid-19. O local dispõe de 17 apartamentos, com frigobar, TV, ar condicionado, estacionamento privado e mesas de trabalho.
No Agreste Alagoano, o Grupo Appian já destinou mais de 40 toneladas de itens entre sabonete líquido, detergente, água sanitária, cloro, papel toalha, desinfetante, sabão e álcool 70%, além de aventais descartáveis, termômetros digitais, máscaras cirúrgicas e luvas.
Outra medida que tem contribuído para aliviar a pressão das triagens de saúde nessas localidades foi a disponibilizaçãode uma plataforma online pela qual a população pode acionar um profissional de saúde – médico, enfermeiro ou técnico em enfermagem – para tirar dúvidas sobre o COVID-19 ou obter orientações se deve ou não procurar um posto de atendimento de saúde pública ou um hospital. O serviço, denominado EU SAÚDE, é acionado via um APP e funciona 24 horas.