Por: Francesco D’Alessio, diretor comercial da Largo
Em uma era marcada por avanços rumo à sustentabilidade, energia limpa e resiliência nas cadeias de suprimentos, o Brasil, como uma nação politicamente estável e rica em recursos minerais, se destaca como um fornecedor global essencial de metais críticos para as próximas décadas.
No município de Maracás, no estado da Bahia, está uma das maiores fontes de vanádio e ilmenita de alta pureza do mundo, metais que têm sua demanda intensificada à medida que as indústrias buscam operações sustentáveis e soluções energéticas eficientes.
Esse rico depósito, a Mina Maracás Menchen, é operado pela Largo Inc e tem sua produção — variando de VPURE® (óxido de vanádio padrão) a VPURE+® (óxido de vanádio de alta pureza e trióxido de vanádio) — projetada para atender às necessidades diversas de indústrias como a aeroespacial e química, bem como à fabricação de aço e armazenamento de energia. Os recursos e reservas de Maracás não só apoiam o papel da Largo como um fornecedor global significativo, alinhado com as necessidades industriais para a transição energética, mas também oferecem métodos de produção econômicos que contribuem para a competitividade da empresa.
O modelo de negócios verticalmente integrado da empresa abrange desde a mineração até a distribuição. Esse controle total sobre a cadeia de valor permite minimizar possíveis interrupções, otimizar a eficiência e entregar produtos de qualidade. Para os clientes, a integração traz os benefícios de atender a requisitos específicos de produtos e ajustar as estratégias de fornecimento em tempo real. Soluções de fornecimento permanecem no centro da missão da empresa, com forte ênfase em engajar clientes na América do Norte e na Europa para garantir que suas necessidades em evolução sejam atendidas.
Em 2024, melhorias operacionais na produtividade e o aprimoramento de processos na Mina Maracás Menchen aumentaram ainda mais a eficiência de produção e a consistência dos produtos. A estratégia comercial da Largo também foi significativamente aprimorada com novas adições na liderança, com a minha chegada para Diretor Comercial e de Randy Doyle, como Diretor de Vendas, trazendo a expertise do setor e foco no crescimento comercial.
A estratégia de vendas evoluiu para focar em construir relações duradouras com clientes, adaptando-se aos requisitos regionais e criando uma estrutura responsiva. Esse objetivo realinhado inclui parcerias estratégicas, como o acordo para comercialização da produção de vanádio da Gladieux Metals Recycling, no Texas (EUA), que permite à Largo fortalecer sua posição no mercado norte-americano de vanádio.
Além disso, a Largo está comprometida com as práticas de mineração sustentáveis, alinhando-se tanto à gestão ambiental quanto à eficiência operacional. Esse compromisso inclui iniciativas para reduzir o consumo de água, gerenciar resíduos de forma responsável e minimizar a pegada de carbono de suas operações.
Com foco em 2025, a Largo visa ampliar ainda mais sua capacidade de produção, alinhando operação e sustentabilidade. A estratégia da empresa inclui a expansão da sua posição no mercado de armazenamento de energia renovável, o impulsionamento de novas oportunidades de crescimento e o contínuo investimento nas relações com os clientes.
Em um cenário global cada vez mais complexo, a Largo se destaca como um modelo de resiliência e confiabilidade. As operações brasileiras da empresa, apoiadas por uma estratégia comercial robusta e uma equipe de liderança dedicada, a posicionam como uma fornecedora confiável de vanádio e ilmenita para clientes em todo o mundo. À medida que as indústrias avançam para um futuro sustentável e de baixo carbono, a Largo tem um papel fundamental em atender às demandas por materiais críticos do amanhã.
Crédito Foto Largo: Largo/Divulgação