Por: Marcos André Gonçalves, presidente da Agência para o Desenvolvimento e Inovação Mineral Brasileiro (ADIMB)
Em 2024, a Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB) desempenhou um papel significativo no fortalecimento e promoção do setor mineral do país. Ao longo do ano, suas atividades incluíram a organização e participação em eventos de destaque no país e no exterior, além de iniciativas voltadas para a capacitação profissional e atração de investimentos.
A promoção do conhecimento técnico, das boas práticas profissionais e do papel do trabalho colaborativo são pilares que sustentam nosso trabalho em todas as suas frentes. Durante os últimos três anos, mais especificamente após a confecção de nosso planejamento estratégico, mantivemos o foco em levar o trabalho de qualidade de nossas empresas associadas ao conhecimento da sociedade. Para isso houve um investimento decisivo em comunicação.
O intercâmbio de experiencias e a participação em iniciativas conjuntas com outras entidades representativas têm sido intensificados. Um exemplo foi o Invest Mining Summit, ocorrido em São Paulo. Estreitamos laços também com a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), o AusIMM (Australasian Institute of Mining and Metals), o Pro Explo (Colégio Peruano de Ingenieros) e a SEG (Society of Econômic Geologists), além de universidades, ICTs e outras entidades no Brasil e no exterior.
Outro ponto digno de menção foi a aproximação da ADIMB junto à Frente Parlamentar da Mineração. Aumentamos nossa participação ativa nos debates sobre políticas de mineração sustentável e transição energética, sempre a partir de uma perspectiva técnica.
Reforçamos nossa estratégia de impulso maior à internacionalização e integração com o que chamamos de cadeias de valor e inteligência em mineração e pesquisa mineral. Fazer parte de iniciativas e atividades voltadas ao nosso setor mineral é vital para difusão e aprimoramento do conhecimento técnico e boa prática profissional nestes tempos em que vemos vários cursos de geologia fechando as portas mundo afora. Temos um desafio de tornar atraente para a sociedade a geologia, a mineração e, sobretudo, o setor mineral.
Encerramos o ano com atuação em frentes que vão desde a capacitação profissional até a atração de investimentos e fomento à pesquisa científica e aplicada. Nos consolidamos como entidade setorial, ganhamos musculatura e estamos nos preparando para seguir com nossa estratégia e prontos para os desafios que nos reserva o futuro imediato.
Em 2025, a ADIMB enfrentará desafios significativos, destacando-se: 1) Diversificar a matriz mineral do Brasil; 2) Atuar proativamente em iniciativas que promovam novas tecnologias e sustentabilidade da mineração em todo o ciclo de desenvolvimento de projetos; 3) Atrair mais investimentos estrangeiros para pesquisa mineral e mineração no país; 4) Promover mais capacitação e inovação no setor mineral brasileiro.
Para o atingimento desses objetivos, a ADIMB pode contribuir promovendo a pesquisa geológica avançada, fomentando a sustentabilidade em todas as etapas da mineração, fortalecendo sua presença internacional, com intercâmbio de profissionais, e experiências, estimulando a inovação e, por último, buscando participar mais ativamente na articulação de políticas públicas voltadas ao setor mineral.
Em 2025, a ADIMB terá a oportunidade de transformar desafios em avanços, garantindo que o setor mineral brasileiro seja protagonista em inovação, crescimento sustentável e relevância internacional. Não se trata de uma iniciativa isolada, mas sim de um trabalho complementar e integrado entre todas as principais entidades setoriais no Brasil. Estamos seguros de que nosso país tem um espaço neste novo mundo do baixo carbono e que nossa ADIMB tem contribuição relevante para isso.