CONFIAR DE NOVO
Nas últimas semanas, sinais inequívocos advindos de relatórios elaborados por bancos, fundos de investimento, consultorias econômicas e órgãos do governo federal deram conta que grande parte dos empresários, investidores e, mesmo da população brasileira, retoma a confiança no país.
É justamente nesse novo clima, que Vicente Lôbo, recém nomeado Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, fala em resgatar a credibilidade do setor. Entre outros assuntos, o geólogo diz que o projeto do novo Código de Mineração será revisto, mas não mas engavetado. Diz, ainda, que pretende um diálogo permanente do governo com o setor privado. Fala de leiloar 354 áreas em disponibilidade na CPRM (SGB) e de eliminar um passivo de 90 mil processos no DNPM. De discutir a flexibilização do monopólio de minerais nucleares e de estimular a volta dos investimentos em pesquisa mineral.
Também nesta edição, temos como Mine Personalidade o novo presidente da Anglo American Brasil, Ruben Fernandes. Com 28 anos de experiência em mineração, o executivo confirma a venda da área de nióbio e fosfatos e as negociações para a venda da área de níquel. Mas garante que o Minas-Rio ficará.
A edição traz, ainda, a primeira parte do Especial Processamento Mineral, com um panorama importante das plantas de britagem de grandes mineradoras. Muito interessante também foi conversar com os estudantes de Geologia e Engenharia de Minas que dirigem as empresas juniores criadas em suas faculdades. É uma moçada que pretende se capacitar para uma futura posição de tomada de decisões em empresas alheias ou próprias. Diante do ânimo, envolvimento e determinação desses jovens, resta parafrasear Gonzaguinha e dizer: “Eu acredito nessa rapaziada”.
A fase, enfim, é de deixar o passado. Um passado nefasto nos últimos 14 anos. E buscar o futuro. É para lá que vamos. Lá nos veremos.
Wilson Bigarelli, editor@inthemine.com.br
Nesta edição:
NOVO TITULAR
Na SGM, o geólogo Vicente Lôbo quer resgatar a credibilidade da mineração
SIMULADORES
Mais de 10 mil operadores novatos e experientes foram capacitados na Vale
PROJETO
Começa a implantação da nova mina da Vale Fertilizantes em Patrocínio (MG)
PERSONALIDADE
Com 28 anos de experiência em cargos executivos na Vale, Vale Fertilizantes e Votorantim Metais, o engenheiro metalúrgico Ruben Fernandes muda de presidência: da Unidade de Negócios Nióbio e Fosfatos para o comando de toda a Anglo American Brasil. Caberá a ele cumprir as novas estratégias definidas pela matriz da mineradora britânica de desinvestimento em ativos “não-centrais”. Entre eles, a transferência das operações de Catalão e Ouvidor (GO), já vendidas a uma empresa chinesa, e da área de níquel, assim que for negociada. Em entrevista exclusiva à In The Mine, Fernandes garante, no entanto, a permanência do Minas-Rio.
ESPECIAL- BRITAGEM
A configuração dos circuitos de britagem instalados em operações da Anglo American Brasil — nióbio, fosfatos, níquel e minério de terro; da AngloGold Ashanti, ouro , da Vale Fertilizantes — fostatos — e da Votorantim Metais — zinco. Diretores e gerentes das mineradoras falam também da gestão e manutenção desses ativos, dos investimentos em 2016 e de estudos e análises para maximizar a eficiência dos equipamentos e reduzir os custos operacionais
EDITORIAS – INTHEMINE
MINEMAIL Os posts mais clicados na rede
MINEPROSPECÇÁO Nova liga de alumínio-cério
MINEBOOK Guia sobre preservação de cavernas
MINEAGENDA Congresso mineral na Argentina
MINEWEB Integrador de mapas da CPRM
MINEMARKET Caterpillar: The Age of Smart Iron
LEGISLAÇÃO Hermenêutica no Direito Minerário II
GUIA ITM Produtos e serviços para mineração
MINEGALERIA Luxemburgo e o minério de asteroides