SIMINERAL LANÇA 5° ANUÁRIO MINERAL DO PARÁ

SIMINERAL LANÇA 5° ANUÁRIO MINERAL DO PARÁ

anuario-para (6)O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) lançou (17) de março o 5º Anuário Mineral do Pará 2015. Com foco no conhecimento, a publicação traz como tema “Conhecimento e Mineração – forças que transformam o mundo”. O lançamento ocorreu no Espaço São José Liberto, com a presença de autoridades, empresários e fornecedores do setor mineral.

Com edição bilíngue (português/inglês), o Anuário faz uma radiografia completa da mineração paraense, apresentando ao público o desempenho do setor mineral na balança comercial, saldo das exportações, geração de empregos, projetos de responsabilidade social, ações de sustentabilidade e futuros empreendimentos na região e participação das mulheres na mineração. O anuário tem tiragem de cinco mil exemplares impressos.

José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral, ressalta que o sindicato tem o desafio de tornar, a cada edição, a publicação mais atrativa, abrangendo temas de interesse do setor e da sociedade. “Este ano, o tema do Anuário é o conhecimento, tanto o que é gerado pela atividade mineradora, quanto levar para a sociedade a possibilidade de conhecer o que é produzido e é deixado de legado para a sociedade pelas mineradoras. A publicação não trás um capítulo apenas sobre o tema, mas todos os temas abordados estão linkados ao conhecimento do que é desenvolvido pela mineração paraense. É fundamental que a sociedade saiba que as nossas empresas fazem mineração na Amazônia, com respeito ao meio ambiente, à sociedade local e a todos os entes que estão ao nosso redor. Com o Anuário, queremos dizer para essa geração que está aí que conheça mais sobre mineração porque o setor tem muitas oportunidades. O Pará tem que ter orgulho de ser um estado minerador por excelência, que contribui para o desenvolvimento da região e do Brasil”, afirma o executivo.

 

Números – Segundo levantamento do Simineral, dos US$ 10, 272 bilhões em exportações totais do Estado do Pará em 2015, as Indústrias de Mineração e Transformação Mineral responderam por 84,3% deste valor. Juntas, exportaram US$ 8, 660 bilhões, fazendo do setor mineral o grande vetor de crescimento do comércio exterior paraense. Em 2015, o minério de ferro foi o carro chefe da produção e exportação mineral paraense. O Pará também se destacou na produção de cobre, níquel, bauxita, caulim, manganês, silício e ouro. Os mercados da China, Japão e Canadá foram os maiores compradores de bens minerais produzidos no Estado.

Segundo ainda o Sindicato, os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá foram os que mais receberam royalties provenientes da Indústria de Mineração ano passado, além disso, os principais produtos exportados pela indústria de mineração no Estado foram ferro, cobre, níquel, bauxita, caulim, manganês, silício e ouro.

 

Desbravadores

Além de trazer uma radiografia completa do setor mineral, o Anuário contará com um capítulo especial: os pioneiros na mineração paraense. Nele é retratada a saga dos desbravadores, que relatam os detalhes da descoberta das primeiras jazidas minerais e da expansão do setor no Pará. Os homenageados nesta edição são Reginaldo Calderaro, autor do livro Geoandanças – causos de um geólogo da Amazônia, e Vanderlei de Rui Beisiegel, que trabalhou no início da pesquisa e exploração para descoberta do minério de ferro da Serra de Carajás.

 

Premiações

Durante a cerimônia de lançamento, o sindicato entregou as premiações  Comenda de Mérito “Minerador Honorário”  e Título Honorífico “Minerador Destaque” às personalidades que mais apoiaram o setor mineral. Este ano os homenageados foram para Breno dos Santos, que participou da descoberta das jazidas de ferro de Carajás, como “Minerador Destaque”. Outra justa homenagem foi para o secretário Adnan Demachki, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico – Sedeme, que recebeu a “Comenda do Mérito Minerador Honorário” por dedicar grande parte de sua vida ao fortalecimento da mineração.

 

Concurso

Os estudantes da rede pública de ensino de todo o Pará podem aproveitar a chance de premiação no 5º Concurso de Redação da Mineração, promovido pelo Simineral e Seduc. As inscrições para o certame acontecem a partir de 18 de março O concurso premiará as melhores redações com um ultrabook, notebook, tablet, celular smartphone e máquina fotográfica digital. Também serão premiados os professores-orientadores dos estudantes e as escolas que conquistarem o primeiro lugar. Eles receberão um tablet e um projetor multimídia (datashow). As inscrições serão realizadas pelo site da Seduc:www.seduc.pa.gov.br.

 

Prêmio HP

Estão abertas até o dia 31 de outubro, as inscrições para o Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo. A premiação é realizada pelo Simineral e Sinjor. Em sua quarta edição, o concurso traz como tema “Conhecimento e mineração. Forças que transformam o mundo”. Dentro do tema, poderão ser exploradas ações sobre fomento à atividade mineradora; parcerias entre as empresas mineradoras e empreendedores de pequenos negócios; gestão, inovação e competitividade e responsabilidade social. As inscrições serão realizadas pelo site:www.simineral.org.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.