S11 D: 90 MTPA DE MINÉRIO DE FERRO NO 2° SEMESTRE

S11 D: 90 MTPA DE MINÉRIO DE FERRO NO 2° SEMESTRE

s11DOs primeiros testes do Projeto S11D, maior projeto de mineração da história da Vale, no Sudeste do Pará, já estão em andamento. No fim de janeiro, o Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD), com 9,5 quilômetros de extensão, foi ligado – energizado, na linguagem técnica. O TCLD integra uma das principais soluções tecnológicas do projeto, o sistema truckless, composto ainda por escavadeiras e britadores, que vem a substituir os caminhões fora de estrada e irá permitir reduzir em 70% o consumo de diesel e em 50% as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

No ramal ferroviário, que  ligará o S11D à Estrada de Ferro Carajás (EFC), 23 quilômetros de linha férrea estão em fase de alinhamento. Trens de construção já operam no transporte de trilhos e dormentes para a montagem da grade ferroviária nos demais trechos. O ramal terá 101 quilômetros de extensão e o fim das obras está previsto para agosto. Da EFC, o minério de S11D será transportado até o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), de onde será embarcado e exportado para os principais clientes da Vale no mundo.

 O minério de ferro de S11D será lavrado a céu aberto e transportado da mina até a usina por meio de um Transportador de Correia de Longa Distância.

Os testes no TCLD fazem parte da etapa de comissionamento e permitem avaliar se o funcionamento dos equipamentos está conforme o planejado. “Foi o primeiro teste em um equipamento de grande porte no S11D e estamos muito satisfeitos com o resultado. Iniciamos uma nova etapa na história do projeto”, afirma o líder sênior de construção da usina, Quirino Nunes.  A correia foi movimentada ainda sem carga e, a partir de agora, o desempenho do equipamento será avaliado por meio de parâmetros como tempo de partida, temperatura, corrente elétrica, velocidade, entre outros. Após a avaliação da segurança do processo em todas essas variáveis, o equipamento será liberado para o comissionamento com carga.

Nos pátios da usina, onde ficarão estocados o minério de ferro, os equipamentos já estão em fase final de montagem. Serão 14 máquinas de grande porte que farão a movimentação do produto. Em novembro, uma recuperadora tipo ponte e uma empilhadeira de lança dupla tiveram a montagem eletromecânica finalizadas e já estão prontas para serem comissionadas. A mina, por sua vez, também já está com sua terraplanagem concluída e as máquinas do sistema truckless estão sendo montadas.
No total, quatro sistemas serão construídos na mina.

O projeto Ferro Carajás S11D, em implantação em Canaã dos Carajás (PA), está com 80% das obras da mina e usina concluídas. Em cenário desafiador pelo qual passa o mercado mundial de minério de ferro, o projeto vem favorecer a manutenção da competividade brasileira no mercado de mineração. Seu produto irá complementar a produção de Carajás, oferecendo um minério de alto teor de ferro, com baixo contaminantes, e custo baixo.

A tecnologia do truckless e as correias permitiram ainda a construção da usina de processamento em uma região de pastagem, fora da área de floresta.  A usina foi projetada para operar a umidade natural, ou seja, sem a geração de rejeitos e sem barragens e ainda permitindo reduzir em 93% o consumo de água, o equivalente ao abastecimento de uma cidade de 400 mil
habitantes.

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