O Programa de Apoio a Projetos Locais, promovido pelo Instituto Alcoa há mais de duas décadas, que tem como objetivo incentivar a viabilização de projetos comunitários de organizações da sociedade civil e do setor público nas áreas de educação, trabalho e renda, saúde, meio ambiente, governança e segurança, por meio de investimentos financeiros e apoio de gestão e estratégias, está aberto. Disponível para todas as localidades onde a Alcoa está presente, os projetos de 2016 poderão ser enviados até 26 de fevereiro pelo site institutoalcoa.sponsor.com/.
O processo de seleção dos projetos passa por diferentes etapas. Na primeira fase, é realizado um diagnóstico em cada localidade e as principais demandas. De acordo com os resultados, a Alcoa elabora um plano de investimento social para o ano. Os projetos submetidos são analisados e priorizados pelos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, formados por diferentes representantes da sociedade em cada localidade. Os projetos selecionados nesta etapa são encaminhados para avaliação e aprovação do Comitê Técnico do Instituto Alcoa.
A aprovação dos projetos é feita de acordo com estratégias pré-definidas pelo Comitê Técnico do Instituto Alcoa, com quatro principais indicadores: alinhamento estratégico, viabilidade financeira e/ou técnica asseguradas para o desenvolvimento da proposta, sustentabilidade, perspectiva de continuidade das ações e aprendizagem, estratégias de avaliação e plano de divulgação das ações e resultados do projeto.
Em 2015, foram investidos R$ 6,9 milhões do Instituto Alcoa e da Alcoa Foundation em 55 iniciativas, incluindo projetos comunitários, Programa ECOA, Projeto Cambará, capacitação dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias e Programas Junior Achievement. Ao todo, mais de 62 mil pessoas foram beneficiadas.