Com a aprovação dos departamentos de Recursos Minerais e Geologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio das divisões de Geologia Econômica e de Geologia Básica, foi publicado no site da CPRM o atual mapa geológico do Bloco Troia-Pedra Branca.
O mapa é uma referência ao produto de integração geológica-geofísica de 27 mil km², localizado no centro do Ceará, com distribuição atualizada dos principais recursos minerais da área e novas interpretações tectono-estratigráficas regionais. O produto integra o projeto Troia-Pedra Branca, desenvolvido no âmbito do empreendimento Metalogenia das Províncias Minerais do Brasil, e financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2).
Para o chefe de Projeto, Felipe Grandjean, o principal desafio durante a produção do mapa foi integrar produtos de escalas e temas distintos de forma a ter uma apresentação com leitura final facilitada para o usuário. Completam a equipe o assistente de Produção, Edney Smith de Moraes Palheta, e o pesquisador em Geociências, João Luis Carneiro Naleto. “O projeto foi concebido para atualizar a geologia do núcleo Arqueano-Paleoproterozoico de Troia-Pedra Branca, conhecido na literatura técnico-científica como o Maciço de Troia”, acrescentou Grandjean.
Este maciço representa uma importante exposição do embasamento Pré-Cambriano da Província Borborema, portador de mineralizações de ouro, elementos do grupo da platina, ferro, grafita e manganês. A versão preliminar do mapa foi concluída em 2014, após algumas adições. A publicação está disponível em http://goo.gl/M4jM8h.