A SOMAR – Sociedade Mineradora conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio e o Selo Verde Chico Mendes de Responsabilidade Socioambiental, entregue pela ONG Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes. Entre as iniciativas da empresa, o destaque foi a conquista da certificações nacionais e internacionais ISO 14001, selo de comprometimento com o meio ambiente, e a ISO 9001, ambas conferidas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e pela UKAS (United Kingdom Accreditation Service).
A entrega dos troféus, realizada em São Paulo (SP), foi precedida pelo 3º Fórum Empresarial Chico Mendes de Sustentabilidade, que reuniu empresários, especialistas e representantes de instituições públicas e privadas. Foram debatidos o uso racional dos recursos hídricos e as boas práticas socioambientais relacionadas com o tema. O evento contou com apoio da Itaipu Binacional, São Cristovão Saúde e Dy Power.
“Pelo simbolismo e seriedade, o prêmio é uma homenagem muito importante para nós e para a mineração. O Brasil avançou e precisa avançar muito mais na geração de riquezas com responsabilidade socioambiental. A SOMAR está colhendo os frutos de uma cultura forte focada em pesquisas e programas que geram qualidade em todas as áreas da atividade”, afirma Veronica Della Mea, diretora executiva, acompanhada no evento pela engenheira ambiental da empresa, Fernanda de Souza Silva.