A ARANZ Geo, que desenvolve o software de modelagem geológica em 3D Leapfrog, lançou uma nova versão do sistema, com a qual promete maior controle sobre o processo. Segundo a empresa, o Leapfrog Geo 3.0 conta com uma ferramenta de correlação de furos de sondagem que oferece rápida compreensão dos dados obtidos, além de aperfeiçoar a modelagem estratigráfica.
“O software promove uma experiência de modelagem ainda melhor, permitindo a execução de mais tarefas dentro do ambiente 3D do Leapfrog, o que poupa tempo para o usuário, além de reduzir a margem de erros e gerar uma economia ao dispensar o uso de outros sistemas”, diz Shaun Maloney, diretor executivo da ARANZ Geo. Segundo ele, o sistema foi desenvolvido em conjunto com produtores de minério de ferro da Austrália, com o objetivo de compreender os desafios associados à modelagem de depósitos acamadados que incorporam dados estruturais compartilhados entre camadas, continuidades laterais e dobramentos.
Entre outras ferramentas, o software possui um sistema de correlação de furos de sondagem, de forma que os usuários possam visualizar e comparar litologias, análises químicas e intervalos geofísicos de forma rápida e dinâmica. O Leapfrog Geo 3.0 opera com um fluxo de trabalho amigável e introduz uma tabela de interpretação que permite o ajuste de fronteiras e a reatribuição de intervalos. Essa ferramenta é totalmente dinâmica e todas as alterações que ocorrem nas interpretações afetam automaticamente os modelos baseados nelas.