A Anglo American anuncia uma série de mudanças na liderança sênior da empresa que permitirão um foco maior na Unidade de Marketing e na evolução da estratégia do Grupo. A empresa anuncia também a decisão de Paulo Castellari de deixar o cargo de presidente da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil para seguir em busca de outras oportunidades.
Peter Whitcutt é nomeado presidente da Unidade de Marketing, tendo atuado como diretor de Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e Marketing do Grupo desde 2013. Whitcutt terá como foco maximizar o valor gerado pelo negócio de Marketing, que tem entregue consideráveis benefícios comerciais até o momento para refletir as qualidades e a logística de produto adaptadas às exigências específicas dos clientes.
Bruce Cleaver é nomeado diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios do Grupo, tendo atuado como diretor executivo de Estratégia e Assuntos Corporativos da De Beers, onde começou a trabalhar em 2005. O escopo de responsabilidades de Cleaver incluirá o fornecimento de análises constantes a respeito do cenário da economia global bem como sobre as tendências específicas das commodities para apoiar a estratégia do grupo em um mercado mais volátil. O executivo permanecerá no Conselho de Administração da De Beers como diretor não-executivo.
Gareth Mostyn, atual diretor financeiro da De Beers, é nomeado diretor executivo de Estratégia e Assuntos Corporativos da De Beers. As nomeações acima descritas têm efetividade a partir de 1º de janeiro de 2016, embora Gareth Mostyn vá cumprir seus compromissos até o final do ano como diretor financeiro. A escolha de um novo diretor financeiro para a De Beers será feita em momento oportuno.
O presidente global da Anglo American, Mark Cutifani, disse: “O grande potencial do nosso negócio de Marketing é claro e, mais do que nunca, precisamos investir nisso. A liderança de Peter Whitcutt para identificar esse potencial com base em relacionamentos mutualmente benéficos de longo prazo com os clientes e a qualidade da oferta do nosso produto têm justificado a necessidade para que os esforços dele estejam agora completamente focados nesse trabalho. Temos o prazer de receber o Bruce Cleaver no seu novo cargo de diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios do grupo e temos a certeza de que o time se beneficiará de sua experiência na De Beers enquanto continuamos a adequar o nosso pensamento estratégico. Também parabenizamos Gareth Mostyn pela sua nomeação na De Beers”.
“Na nossa Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil, Paulo Castellari liderou o Minas-Rio por seus estágios mais críticos ao longo dos últimos três anos e meio, assegurando que a operação fosse entregue de forma segura, responsável e dentro do orçamento e prazo acordados. Atualmente o Minas-Rio está progredindo em sua fase de ramp-up de 18 meses e compreendo a decisão do Paulo de buscar outras oportunidades nesse momento. Castellari deixará o negócio no final do ano e desejamos a ele boa sorte para o futuro”, comentou Mark Cutifani.
Leia entrevista publicada na edição 57 da In The Mine: