No 17º ano consecutivo do Swedish Steel Prize, premiação concedida pela SSAB para os melhores projetos que utilizam aço de alta resistência em soluções e produtos inovadores, foram inscritos um recorde histórico de 77 projetos provindos de 28 países. “É ótimo ver soluções novas e inspiradoras nas quais o aço de alta resistência seja um pré-requisito. Muitos produtos existentes no mercado foram recriados para um melhor desempenho, mostrando que engenheiros sempre podem encontrar espaço para melhorias”, afirma o presidente do júri Gregoire Parenty, vice-presidente e chefe de desenvolvimento de mercado da SSAB.
Foram divulgados os quatro finalistas da premiação e novamente, uma empresa brasileira se encontra no páreo – ano passado, a Vale esteve entre as finalistas, mas o prêmio acabou ficando com a bielorussa BelAZ. A empresa brasileira finalista de 2015 é a Fácil System, que desenvolveu novas lâminas trituradoras de palha de cana-de-açúcar, parafusadas no suporte como um espiral fixas aos eixos.
As outras finalistas são a sul-africana Milotek Pty, que desenvolveu um novo sistema ferroviário para transportes pesados, suspenso, que oferece uma alternativa viável para sistemas de tração em minas subterrâneas, por exemplo; a finlandesa Ponsse Plc, que lançou uma nova geração de colheitadeiras florestais, com foco na ergonomia do operador; e a alemã Terex Cranes, que inovou na seção transversal do módulo Boom Booster, conectado à lança principal, para fornecer ao seu guindaste CC 8800-1 uma capacidade de içamento ainda maior.
O vencedor será divulgado no dia 19 de novembro, numa cerimônia de premiação que será realizada em Estocolmo, na Suécia.