O instituto internacional Great Place to Work (GPTW), em parceria com a revista Época, elegeu as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil. Entre as 20 melhores, destacam-se, entre aquelas que atuam também no setor mineral, a Caterpilllar, que ficou em segundo lugar; a Alcoa, na oitava posição; e a John Deere, a Volvo, em 16º; e a John Deere, no 20º lugar. A Elektro foi escolhida como a melhor companhia não só do país, mas de toda a América Latina.
A CAT estabeleceu uma marca considerável, ficando no “top five” por nove anos consecutivos. Desde 2004, a empresa se encontra entre as 100 melhores. Já a John Deere esteve na relação pelo quinto ano seguido. Neste ano, a participação brasileira aumentou 13%, com 1454 companhias inscritas ao todo.
O GPTW utiliza como fatores para decidir as melhores empresas o ambiente de trabalho, a confiabilidade interna e o orgulho dos funcionários sobre a marca. São também avaliados a rotatividade do quadro funcional, a saúde física e emocional dos profissionais, além do incentivo à criatividade e inovação. O instituto avalia as melhores companhias de mais de 50 países.