QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE NA LAVRA DE AREIA

QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE NA LAVRA DE AREIA

SomarA Somar – Sociedade Mineradora Ltda., que atua na produção de areia natural no Rio Grande do Sul, acaba de receber a certificação de gestão ambiental ISO 14001, conferida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e pela entidade acreditadora britânica UKAS (United Kingdom Accreditation Service). Com isto, ela torna-se pioneira no setor ao adotar procedimentos e métodos de gestão voltados à sustentabilidade da operação.

Paralelamente a essa conquista, a mineradora também ganhou a certificação ISO 9001, voltada à gestão da qualidade, conferida pelas mesmas entidades. As duas certificações foram auditadas pela Bureau Veritas, líder mundial em serviços de auditoria e certificação. Operando no baixo Rio Jacuí, em uma jazida com 22 km de extensão, a Somar produz cerca de 2,4 milhões de metros cúbicos anuais de areia natural, para abastecimento do mercado de construção civil da Região Metropolitana de Porto Alegre.

A empresa se destaca por adotar tecnologia de monitoramento por satélite e por rede celular (GPRS), para que a Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) possa acompanhar em tempo integral a atividade de suas dragas de sucção. Além disso, ela opera com seis lanchas para a fiscalização da sua área de concessão e adota várias ações voltadas à educação ambiental e à proteção ao ecossistema dessas áreas. “Ficamos satisfeitos em ver nossas práticas de três décadas serem reconhecidas por instituições internacionais de alta credibilidade”, afirma Veronica Della Mea, diretora executiva da Somar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.