A Somar – Sociedade Mineradora Ltda., que atua na produção de areia natural no Rio Grande do Sul, acaba de receber a certificação de gestão ambiental ISO 14001, conferida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e pela entidade acreditadora britânica UKAS (United Kingdom Accreditation Service). Com isto, ela torna-se pioneira no setor ao adotar procedimentos e métodos de gestão voltados à sustentabilidade da operação.
Paralelamente a essa conquista, a mineradora também ganhou a certificação ISO 9001, voltada à gestão da qualidade, conferida pelas mesmas entidades. As duas certificações foram auditadas pela Bureau Veritas, líder mundial em serviços de auditoria e certificação. Operando no baixo Rio Jacuí, em uma jazida com 22 km de extensão, a Somar produz cerca de 2,4 milhões de metros cúbicos anuais de areia natural, para abastecimento do mercado de construção civil da Região Metropolitana de Porto Alegre.
A empresa se destaca por adotar tecnologia de monitoramento por satélite e por rede celular (GPRS), para que a Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) possa acompanhar em tempo integral a atividade de suas dragas de sucção. Além disso, ela opera com seis lanchas para a fiscalização da sua área de concessão e adota várias ações voltadas à educação ambiental e à proteção ao ecossistema dessas áreas. “Ficamos satisfeitos em ver nossas práticas de três décadas serem reconhecidas por instituições internacionais de alta credibilidade”, afirma Veronica Della Mea, diretora executiva da Somar.