A SSAB divulgou as finalistas do seu Swedish Steel Prize, premiação que contempla cases onde houve utilização de aços de alta resistência. A comissão julgadora escolheu inovações para os setores de mineração, florestal e de transporte. Ao todo são quatro finalistas e a Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, é a empresa brasileira disputando o prêmio.
A mineradora chegou à final por conta de um sistema de triagem, com a utilização do aço Hardox 450, da SSAB que combina força e dureza com a resistência ao desgaste. A Vale projetou uma nova geração de grades de triagem para aplicação, num primeiro momento, em minas de grande porte e pedreiras. Essa nova grade traz redução no tempo de parada, devido a um melhor fluxo do material e manutenção simplificada, o que proporciona maior economia de custos e ao meio ambiente.
As outras três finalistas são a Belaz, da Bielorrússia, que fabricou o maior caminhão basculante do mundo; a Santander, do Chile, que desenvolveu um trailer leve para transporte de paletes de bebidas; e a Timo Penttimies, da Finlândia, que obteve um novo design para um rolamento de alimentação, voltado para colheitadeiras florestais.
A SSAB realizará um evento na Suécia, do dia 18 a 20 de novembro, com seminários e palestras sobre aços de alta resistência. No último dia, 20, será anunciada a grande vencedora! Mais informações em www.steelprize.com.