A Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American recebeu a Licença de Operação (LO) para o mineroduto do Projeto Minas-Rio. A concessão foi dada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O empreendimento está em fase final de implantação em Minas Gerais e Rio de Janeiro. A previsão é de que o primeiro embarque de minério de ferro seja realizado ainda no fim deste ano. Em capacidade de produção anual, a mina vai operar com 26,5 Mt.
“Já temos a licença de operação do porto, concedida em maio, e aguardamos agora a licença de operação da mina e da planta de beneficiamento, além da conversão definitiva da licença provisória de operação da linha de transmissão de energia elétrica de 230 kV. Nosso foco total continua sendo o primeiro embarque para o fim deste ano, de forma segura e responsável”, declara Pedro Borrego, diretor de RH, Assuntos Corporativos, Segurança e Desenvolvimento Sustentável da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American.
O Projeto Minas-Rio envolve uma mina de minério de ferro e a planta de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro (MG) e Alvorada de Minas (MG), um mineroduto com extensão de 529 km e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação, em São João da Barra (RJ).