O rompimento de uma barragem de rejeitos provocou deslizamento de terra com pelo menos três vítimas fatais na Mineração Herculano, localizada em Itabirito (MG), a cerca de 55 km de Belo Horizonte. O acidente, ocorrido na manhã desta quarta-feira (10), provocou o soterramento de equipamentos e de oito operários que trabalhavam no local, dos quais cinco foram resgatados com vida.
Até o início desta tarde, o Corpo de Bombeiros, que foi acionado por volta de 7h50, trabalhava na busca de três operários – um operador de escavadeira, um motorista de caminhão e outro de um Fiat Uno – que foram soterrados no interior de seus respectivos equipamentos, segundo relatos dos colegas. O comando dos Bombeiros e o secretário de Meio Ambiente de Itabirito, Antonio Marcos Generoso, já consideram esses três funcionários como mortos.
De acordo com o secretário, a preocupação agora é ter certeza de que não há mais vítimas, embora a mineradora tenha informado que não há outros desaparecidos. A Defesa Civil está monitorando o curso d’água na barragem, para contenção do deslizamento. Outra barragem localizada na mina, que produz minério de ferro, está interditada por segurança. O secretário afirma que ainda é cedo para falar sobre o que provocou a tragédia. “Estamos trabalhando junto com a Polícia Militar Ambiental, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Defesa Civil para identificar as causas do acidente e os impactos para a cidade”, disse ele.