A Vermeer trouxe ao Brasil o primeiro minerador de superfície. O modelo T1255 será testado por uma mineradora durante seis meses. ““A versatilidade da linha TL (Terrain Leveler) permite que ela seja empregada em processos auxiliares como a drenagem da mina e no nivelamento do terreno”, diz César Leite, gerente de Escavação Especializada da Vermeer.
O TL T1255 conta com um tambor de corte com largura de 3,7 m, pesa cerca de 100 t e opera com motor CAT de 600 HP. Montado sobre duas esteiras, consegue girar 180º no próprio eixo e tem baixo centro de gravidade, favorecendo a dirigibilidade em locais confinados. O sistema TEC Plus gerencia o funcionamento hidrostático da máquina, para que ela opere com sistemas a laser ou GPS.
Como o tambor de corte da linha TL é alocado na parte traseira, pode trabalhar até a base do talude e em locais recortados, ampliando as áreas de extração. Os equipamentos contam com o sistema Top Down Cutting, ou seja, os bits penetram nos minérios de cima para baixo. Em operações com minério de ferro, na Austrália e no Chile, o resultado da escavação do T1255 foi de 500 t/h.