Na segunda quinzena de maio, a Ferrous realizou na mina Viga, em Congonhas (MG), a “Grande Parada da Manutenção”, com duração de 12 dias, para o repotenciamento da planta. Para isso, foram investidos cerca de R$ 3,7 milhões em mão de obra, compra de equipamentos e contratos. Trabalharam diretamente nessa operação, aproximadamente, 50 empregados diretos e mais 60 terceirizados.
Nesse período, duas peneiras convencionais de 700 t/h foram substituídas por modelos tipo banana de 1200 t/h, o britador secundário de 280 a 300 t/h foi trocado por um novo de mesmo modelo e capacidade e, ainda, houve a substituição do alimentador de esteiras da britagem primária por um novo. Além disso, duas peneiras convencionais foram substituídas por equipamentos equivalentes, de 8’ x 20’, que operarão em série com as peneiras bananas. Outra implementação importante foi a substituição de três transportadoras pertencentes ao sistema de alimentação da planta de 24’’ para 36’’. Várias automações também foram realizadas na planta, como sensores nos silos, válvulas automatizadas, dentre outras.
O gerente geral da mina Viga, Geraldo Rodrigues, conta que a “Grande Parada da Manutenção” vai aumentar a disponibilidade da planta para produção de 87% para 90%, o que resultará em mais fôlego para a mina. “Em 2013, no primeiro repotenciamento da planta, nossa produção passou de 1,6 milhões para 3,4 milhões de tonelada de minério de ferro. Com esse segundo repotenciamento, esperamos aumentar a produção em Viga de 3,4 para 4,1 milhões de toneladas por ano. Além disso, estamos gerando uma economia para a Ferrous, uma vez que diminuiremos o número de corretivas da planta, pois estaremos trabalhando com equipamentos mais novos e com mais tecnologia”, afirma.