A Anglo American inaugurou ontem sua sede corporativa nacional em Belo Horizonte (MG). Todos os negócios da empresa – minério de ferro, níquel, nióbio e fosfatos – estão agora centrados na capital de Minas Gerais. O evento de inauguração contou com a presença do governador do estado, Alberto Pinto Coelho, do presidente global do Grupo Anglo American, Mark Cutifani, e de executivos das diferentes unidades no Brasil.
“É um marco na nossa história de 40 anos no País. O Brasil se beneficiou e se beneficiará de grandes investimentos da Anglo American, com cerca de R$ 40 bilhões no país, entre 2007 e 2015. A mudança dos negócios Níquel, Nióbio e Fosfatos para Belo Horizonte aumenta nossa capacidade de colaborar e compartilhar as melhores práticas em todas as nossas unidades de negócios. A capital mineira foi uma escolha natural dada a presença já estabelecida no estado e a reputação da cidade como centro de excelência para a mineração”, destaca Mark Cutifani, presidente global do Grupo Anglo American.
Até meados de julho, cerca de 400 empregados de Níquel, Nióbio & Fosfatos ocuparão quatro andares do prédio onde já está localizada a Unidade Minério de Ferro Brasil. “A transferência de nossa sede para Belo Horizonte também representa um passo importante no processo de integração dos negócios”, afirma Ruben Fernandes, presidente de Níquel, Nióbio & Fosfatos. “Com a nova estrutura esperamos maior integração e sinergias entre nossos processos. O centro estratégico das operações permanece em Goiás, onde estão as minas e a maioria de nossas operações”, reforça Fernandes.