OS CRAQUES DA PELOTA
A personagem principal desta edição atende por “Dedé”, como é mais conhecida a engenheira e consultora Maria de Lourdes Fortes Álvares da Silva. “Dedé” tem sido requisitada em todos os grandes projetos de mineração que vêm sendo implantados nos últimos anos. Lembrou de Sossego? Pois Dedé estava lá. Brucutu? Expansão da Samarco? Pois Dedé está por lá. E por aqui também, na seção Personalidade, numa verdadeira aula sobre implantação de uma unidade de beneficiamento, dos estudos de pré-viabilidade ao comissionamento.
Já a Samarco ganhou a matéria de capa não pela grandiosidade previsível em uma expansão com orçamento superior a US$ 1 bilhão. Mas, pela atenção a alguns pequenos detalhes, que não passaram desapercebidos a uma equipe experiente. Antes de começar a obra, os “craques da pelota” (como resolvemos chamá-los) previram que haveria falta de mão-de-obra qualificada. Não para a operação em si, que tem o privilégio de situar-se a poucos passos de Ouro Preto. Mas para as próprias empreiteiras. Faltariam, enfim, carpinteiros e armadores de formas de concreto, por exemplo. Bom, para não estragar a surpresa, basta dizer que está em curso um processo que irá formar cerca de 8 mil profissionais.
Muito mais o leitor encontrará nas páginas desta edição. Em particular, os novos ares que sopram no IBRAM, a polêmica sobre a restrição da atividade mineral em regiões de fronteira, e o verdadeiro acordo de cavalheiros entre DNPM e CPRM que devolveu ao mercado um sofisticado laboratório de controle ambiental com tecnologia japonesa.
Wilson Bigarelli – editor@inthemine.com.br
(Julho/agosto 2006)