Para fortalecer os laços econômicos entre Brasil e Canadá, a província de Ontário, centro financeiro do País, inaugurou seu primeiro escritório comercial em São Paulo. O centro foi aberto oficialmente pelo Dr. Eric Hoskins, Ministro do Desenvolvimento Econômico, Comércio e Emprego de Ontário, durante a missão comercial no Brasil em janeiro. Será o primeiro escritório na América do Sul. “A economia em rápido crescimento do Brasil está gerando uma forte demanda em áreas onde Ontário se destaca, incluindo equipamentos e serviços de mineração, desenvolvimento de infraestrutura, tecnologia da informação, agricultura e processamento de alimentos e serviços financeiros”, declara o ministro.
O IMC será dirigido por Todd Barrett, Cônsul Comercial responsável pela promoção do comércio entre Ontário e Brasil. O Sr. Barrett, o Diretor Econômico Sênior, terá a missão de ajudar as empresas a aumentarem suas exportações, promovendo a província como um importante destino para os investidores brasileiros.
“Construir nosso negócio com o Brasil se traduzirá em maiores oportunidades de comércio e investimento para ambas as jurisdições”, acrescentou o ministro.
Ontário possui escritórios em São Paulo, Nova York, Los Angeles, Cidade do México, Londres, Paris, Munique, Beijing, Xangai, Tóquio e Nova Délhi (incluindo um escritório satélite em Mumbai).
Canadá X Brasil
Recentemente relacionado pela Forbes como o melhor país no mundo para fazer negócios, a relação comercial do Canadá com o Brasil cresce a cada ano. Em 2012, por exemplo, o Brasil foi o 17º maior parceiro comercial de Ontário. O comércio bilateral atingiu 1,8 milhões de dólares, sendo também o 14º maior mercado exportador para Ontário, com um total de transações comerciais de 452.400 dólares. O comércio bilateral entre Canadá e Brasil chegou a 6,6 bilhões de dólares em 2012.
Ontário é o motor econômico e a província mais populosa do Canadá, representando 37% do PIB do país e contendo 38% da população, além de concentrar 46% da produção de manufaturados do Canadá.
Atualmente, os custos para as empresas operarem no Canadá estão entre os mais baixos do G7.