ERGUENDO O NOVO TCLD DO PROJETO CAPANEMA

ERGUENDO O NOVO TCLD DO PROJETO CAPANEMA

O mesmo contrato da Construcap CCPS Engenharia e Comércio para içamento da galeria G-95, na mina Timbopeba, incluiu a elaboração dos planos de Rigging de carga e descarga, a pré-montagem, movimentação e montagem final de 115 galerias e 95 colunas, que compõem os trechos 1 a 3, totalizando cerca de 6 km de extensão, do Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD) do Projeto Capanema a Umidade Natural, da Vale, em Minas Gerais.

Ivan Mombeli Desidério
Ivan Mombeli Desidério

Os trabalhos foram executados entre junho de 2023 e julho de 2024. A empresa também responde por parte da restauração das galerias da antiga mina, desativada há 20 anos, que integram os trechos 4, 5 e 6 do TCLD e, em Timbopeba, instalou o prédio do silo, que receberá o minério britado vindo de Capanema. Entre as galerias, 36 tinham comprimento de 24 m e peso de 18 t cada e 78 possuíam 36 m de extensão e peso de 36 t cada. Uma delas, a maior e última a ser lançada, em 11 de junho de 2024, possuía 72 m de extensão, 4 m de largura, altura de 7,2 m em seu ponto mais alto e peso de 84 t. Esse içamento foi o mais impactante de todos, segundo Ivan Mombeli Desidério, supervisor Rigger da Construcap, não só devido à grande dificuldade e complexidade de movimentação e operação em uma área de preservação ambiental, como à altura de elevação de quase 32 m sobre um curso d’água local.

Galeria em conjunto transportador no Projeto Capanema
Galeria em conjunto transportador no Projeto Capanema

Etapas

A pré-montagem das galerias foi feita sobre mesas de concreto, com nivelamento feito por topografia, dentro de galpões ou em áreas abertas, com carregamento e transporte em conjuntos transportadores. As praças de patolamento dos guindastes nos locais de içamento e montagem foram definidas após estudos de Rigging e visitas in loco por funcionários da área de Engenharia da Construcap. “O posicionamento dos guindastes nas praças (de frente ou de ré) e a disposição da carga sobre o conjunto transportador foram planejados considerando o sentido de fluxo da operação e a eventual necessidade do giro no ar da carga durante o içamento. Ou seja, ora o guindaste ficava à frente do conjunto transportador, ora atrás”, explica Desidério.

Para a Galeria 115, última lançada, o tratamento foi diferente. Completamente pré-montada, a estrutura foi depois dividida em dois módulos – com extensões de 24 m e 48 m e carregamento no conjunto transportador por guindastes de 220 t e 350 t (marcas Tadano e Liebherr, respectivamente). A junção dos módulos foi executada com as próprias linhas de eixo, que serviram como mesa de bancada, e o auxílio da Primax Logística e Engenharia, empresa subcontratada pela Construcap e especializada em remoção técnica, que usou como recursos a própria suspensão do equipamento, macacos hidráulicos e catracas de corrente.

As colunas, por sua vez, foram montadas conforme a necessidade de sustentação da galeria. Quase todas (99%) receberam a fixação de andaimes para acesso das equipes de montagem, devido à inviabilidade de tráfego de plataformas elevatórias nas vias de acesso aos locais.

Galeria de menor porte lançada por um guindaste
Galeria de menor porte lançada por um guindaste

Equipamentos

Da pré-montagem à montagem final, foram utilizados guindastes de lança telescópica modelos GMK6450-1, da Grove, de 400 t; LTM1350-6.1, da Liebherr, de 350 t; SAC2500S, da Sany, de 250 t; e ATF 220G-5, da Tadano, de 220 t. No içamento, a depender do volume da carga e local da operação, apenas um equipamento, de 400 ou 350 t, era mobilizado. Em outros casos, dois equipamentos atuavam simultaneamente, o que permitia a montagem de até duas galerias num mesmo patolamento sem comprometer as condições de segurança.

Junção dos módulos da Galeria 115 sobre as linhas de eixo
Junção dos módulos da Galeria 115 sobre as linhas de eixo

O conjunto transportador era formado por um cavalo mecânico 6×4 com eixo direcional Rala e uma linha de 4 eixos, com mesa de giro e capacidade nominal de 40 t por eixo. Já o transporte da Galeria 115 foi feito por um cavalo mecânico 6×4, com duas linhas de 6 eixos cada, ambas com mesa de giro (módulo de 48 m) e por um cavalo mecânico 6×4, com uma linha de 6 eixos e outra de 4 eixos, também com mesa giratória (módulo de 24 m).

Também foram empregados andaimes para acesso das equipes de ajuste e montagem e 4 olhais de encaixe tipo algema, de projeto e fabricação da área de Engenharia da Construcap. A lingada para içamento das cargas foi realizada com dois laços de cabo de aço, com diâmetro de 1.1/2” – 6×25 EIPS, extensões de 8 m e 6 m (total de 14 m) e emenda feita por manilhas Alloy de 1.1/2”, com capacidade de 17 t.

Galeria já montada sobre colunas de sustentação
Galeria já montada sobre colunas de sustentação

Para a mobilização dos guindastes e conjuntos transportadores, a Construcap subcontratou outras quantro empresas além da Primax: a Locar Guindastes e Transportes Intermodais, a Lau Rent Locação de Máquinas e Equipamentos, a Real Guindastes e a Transuiça Logística e Transporte. Alguns equipamentos eram compartilhados numa mesma operação e outros foram locados especificamente para determinados trabalhos, sendo depois dispensados.

Foto em destaque: Içamento de estrutura com uso simultâneo de dois guindastes
Crédito: Construcap/Divulgação

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