O mesmo contrato da Construcap CCPS Engenharia e Comércio para içamento da galeria G-95, na mina Timbopeba, incluiu a elaboração dos planos de Rigging de carga e descarga, a pré-montagem, movimentação e montagem final de 115 galerias e 95 colunas, que compõem os trechos 1 a 3, totalizando cerca de 6 km de extensão, do Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD) do Projeto Capanema a Umidade Natural, da Vale, em Minas Gerais.

Os trabalhos foram executados entre junho de 2023 e julho de 2024. A empresa também responde por parte da restauração das galerias da antiga mina, desativada há 20 anos, que integram os trechos 4, 5 e 6 do TCLD e, em Timbopeba, instalou o prédio do silo, que receberá o minério britado vindo de Capanema. Entre as galerias, 36 tinham comprimento de 24 m e peso de 18 t cada e 78 possuíam 36 m de extensão e peso de 36 t cada. Uma delas, a maior e última a ser lançada, em 11 de junho de 2024, possuía 72 m de extensão, 4 m de largura, altura de 7,2 m em seu ponto mais alto e peso de 84 t. Esse içamento foi o mais impactante de todos, segundo Ivan Mombeli Desidério, supervisor Rigger da Construcap, não só devido à grande dificuldade e complexidade de movimentação e operação em uma área de preservação ambiental, como à altura de elevação de quase 32 m sobre um curso d’água local.

Etapas
A pré-montagem das galerias foi feita sobre mesas de concreto, com nivelamento feito por topografia, dentro de galpões ou em áreas abertas, com carregamento e transporte em conjuntos transportadores. As praças de patolamento dos guindastes nos locais de içamento e montagem foram definidas após estudos de Rigging e visitas in loco por funcionários da área de Engenharia da Construcap. “O posicionamento dos guindastes nas praças (de frente ou de ré) e a disposição da carga sobre o conjunto transportador foram planejados considerando o sentido de fluxo da operação e a eventual necessidade do giro no ar da carga durante o içamento. Ou seja, ora o guindaste ficava à frente do conjunto transportador, ora atrás”, explica Desidério.
Para a Galeria 115, última lançada, o tratamento foi diferente. Completamente pré-montada, a estrutura foi depois dividida em dois módulos – com extensões de 24 m e 48 m e carregamento no conjunto transportador por guindastes de 220 t e 350 t (marcas Tadano e Liebherr, respectivamente). A junção dos módulos foi executada com as próprias linhas de eixo, que serviram como mesa de bancada, e o auxílio da Primax Logística e Engenharia, empresa subcontratada pela Construcap e especializada em remoção técnica, que usou como recursos a própria suspensão do equipamento, macacos hidráulicos e catracas de corrente.
As colunas, por sua vez, foram montadas conforme a necessidade de sustentação da galeria. Quase todas (99%) receberam a fixação de andaimes para acesso das equipes de montagem, devido à inviabilidade de tráfego de plataformas elevatórias nas vias de acesso aos locais.

Equipamentos
Da pré-montagem à montagem final, foram utilizados guindastes de lança telescópica modelos GMK6450-1, da Grove, de 400 t; LTM1350-6.1, da Liebherr, de 350 t; SAC2500S, da Sany, de 250 t; e ATF 220G-5, da Tadano, de 220 t. No içamento, a depender do volume da carga e local da operação, apenas um equipamento, de 400 ou 350 t, era mobilizado. Em outros casos, dois equipamentos atuavam simultaneamente, o que permitia a montagem de até duas galerias num mesmo patolamento sem comprometer as condições de segurança.

O conjunto transportador era formado por um cavalo mecânico 6×4 com eixo direcional Rala e uma linha de 4 eixos, com mesa de giro e capacidade nominal de 40 t por eixo. Já o transporte da Galeria 115 foi feito por um cavalo mecânico 6×4, com duas linhas de 6 eixos cada, ambas com mesa de giro (módulo de 48 m) e por um cavalo mecânico 6×4, com uma linha de 6 eixos e outra de 4 eixos, também com mesa giratória (módulo de 24 m).
Também foram empregados andaimes para acesso das equipes de ajuste e montagem e 4 olhais de encaixe tipo algema, de projeto e fabricação da área de Engenharia da Construcap. A lingada para içamento das cargas foi realizada com dois laços de cabo de aço, com diâmetro de 1.1/2” – 6×25 EIPS, extensões de 8 m e 6 m (total de 14 m) e emenda feita por manilhas Alloy de 1.1/2”, com capacidade de 17 t.

Para a mobilização dos guindastes e conjuntos transportadores, a Construcap subcontratou outras quantro empresas além da Primax: a Locar Guindastes e Transportes Intermodais, a Lau Rent Locação de Máquinas e Equipamentos, a Real Guindastes e a Transuiça Logística e Transporte. Alguns equipamentos eram compartilhados numa mesma operação e outros foram locados especificamente para determinados trabalhos, sendo depois dispensados.