O Plano de Rigging para içamento dos módulos de cobertura da estação de viradores de vagões ferroviários da Vale, em Serra (ES), foi elaborado pelaTechCon Engenharia e Consultoria, empresa sediada em Vitória, capital do estado. A estrutura era composta de 5 módulos, com peso de 61 t cada. O estudo foi contratado pela Skic Brasil – Sigdo Kopers Ingeniería y Construcción, empresa chilena com filial em São Paulo (SP). O transporte, içamento e montagem dos módulos foi feito pela Transdata Engenharia e Movimentação, de São Paulo (SP).

Segundo o diretor da TechCon, Leonardo Roncetti, o escopo do contrato incluiu a análise da integridade estrutural e o projeto de reforço da cobertura existente, com elaboração do Plano de Rigging para sua remoção em um único içamento; e a elaboração dos Planos de Rigging para o içamento de 5 módulos da nova cobertura. A Techcon também realizou a análise de integridade estrutural para içamento de treliças isoladas, com peso de 6 t cada, e a elaboração dos respectivos Planos de Rigging; um projeto estrutural de olhal aparafusado e um de balancim para 80 t; a verificação estrutural do balancim existente; a pesagem dos módulos antes do içamento com uso de células de carga; e a supervisão de campo durante os içamentos.
Contexto
A cobertura existente no galpão, em estrutura metálica, havia sido instalada no início dos anos 1980 e sua desmontagem em partes poderia comprometer a segurança dos trabalhadores. Além disso havia outros complicadores como as diversas interferências na área do içamento, inclusive um túnel de serviço sob toda área de patolamento dos guindastes, além de painéis elétricos, hidráulicos, rede elétrica e wind-fences.
Tampouco podia se contar com alguma folga na capacidade de içamento dos equipamentos devido ao grande raio de operação do guindaste treliçado pensado para execução do projeto. Por outro lado, o solo mole presente no local, de baixa resistência e grande capacidade de deformação, limitava as áreas em que guindastes telescópicos poderiam patolar. Assim também, as estruturas já montadas deixavam pouquíssimo espaço para o posicionamento dos guindastes ou a movimentação das cargas içadas.
Outro problema era que, após o içamento dos módulos, 6 treliças isoladas precisavam ser içadas entre eles. Porém, a estrutura era muito comprida (32 m), tinha uma altura de 9 m e uma largura muito estreita (60 cm). “Caso as treliças fossem içadas como projetado, corriam risco de sofrer flambagem e dano irreversível”, explica Roncetti.
Solução
Para aumento da segurança, optou-se por desmontar a cobertura existente inteira. Para isso, a TechCon fez sua análise estrutural e os projetos dos reforços estruturais e travamentos, olhais e balancim e do içamento. Como foi constatado que os olhais não tinham a confiabilidade necessária, a empresa projetou outros, aparafusados e mudou a forma de içamento, torando- a mais segura.
Todo o cenário do içamento foi modelado em 3D pela TechCon, de forma que os guindastes puderam ser posicionados e se mover com a carga mantendo a maior distância possível dos obstáculos. A consultoria também propôs aterros para permitir o deslocamento do equipamento sobre esteira sobre as bases existentes. O modelo 3D foi sendo atualizado de acordo com a sequência de montagem, possibilitando a elaboração de vários estudos de posicionamento e a escolha do mais vantajoso, em termos de redução de prazo e riscos. A empresa também projetou travamentos provisórios para o içamento da treliça, aumentando a inércia da estrutura, e otimizou o uso de acessórios, lingas e balancins, tornando-os intercambiáveis e reutilizáveis nos diversos içamentos. Com isso, o balancim, por exemplo, foi utilizado tanto para o içamento da cobertura existente como para o dos módulos novos.
Na operação foram empregados três guindastes sobre pneus, modelos SAC 2500S (250 t), da Sany, um ZMC85 (85 t) e um ZMC75 (75 t), da Zoomlion, um guindaste sobre esteiras SL6000, da Kobelco, com capacidade de 600 t e uma plataforma elevatória Genie S-125. A altura de içamento foi de 49,3 m com o guindaste treliçado e de 52,4 m com os guindastes telescópicos. A cobertura existente, içada inteira, possuía comprimento de 32,5 m, largura de 9,7 m, altura de 8,96 m e peso líquido de 40 t. Os 5 módulos pré-montados, também em estrutura metálica, tinham comprimento de 32,7 m, largura de 12,42 m, altura de 13,97 m e peso líquido de 61 t. Todos os içamentos foram executados em cerca de 5 meses.