A Montcalm Montagens Industriais, sediada em São Paulo (SP) executou a instalação de um Pipe Rack vertical na refinaria da Alunorte, produtora de alumina da norueguesa Hydro, em Barcarena, no Pará. A operação, realizada em janeiro de 2024, consistiu na montagem dos módulos da estrutura metálica utilizada para o suporte de tubulações nas instalações de sua fabricante, a Regaf, também situada em Barcarena, em seu transporte até a Alunorte e em sua montagem final.
Segundo Wikson Mota, coordenador de Obras da Montcalm, a empresa utilizou a metodologia Advanced Work Packaging (AWP). “Essa abordagem nos permitiu ganhar agilidade no projeto e reduzir o uso de 10 t de materiais de andaime e das horas-homem necessárias para sua montagem e desmontagem, diminuindo em quase 30 dias o tempo de execução do cronograma inicialmente definido”, explica Mota.

A gestão do projeto foi feita com base no Planejamento Baseado em Riscos (PBR) pela empresa, que consiste na identificação, avaliação e priorização dos riscos potenciais da operação, de forma a minimizá-los para que a previsão de prazos e custos seja cumprida. Para Mota, “a aplicação cuidadosa das estratégias delineadas nessas etapas, aliada à definição precisa de controles de segurança e à expertise de uma equipe multidisciplinar, foi fundamental para assegurar a execução eficiente da tarefa visada, no caso, o içamento do Pipe Rack”. Entre a documentação apresentada pela Montcalm à contratante estavam o Plano de Rigging, a Análise de riscos, a Permissão de Trabalho e o Checklist dos equipamentos e acessórios.
Transporte
Com 30 m de comprimento, 4,20 m de largura, peso de 24 t e altura de içamento de 28 m, o Pipe Rack foi a terceira estrutura desse tipo montada pela Montcalm. Duas foram instaladas em duas semanas de dezembro de 2023 e uma quarta em outra semana do próprio mês de janeiro de 2024. Segundo Mota, a experiência e conhecimento obtidos com as montagens anteriores reduziu o tempo de operação para somente 30 minutos, além de permitir a minimização das interferências antes enfrentadas.
Um dos pontos críticos do projeto foi o transporte da estrutura por uma via pública movimentada pelo tráfego de cargas de outras empresas do pólo industrial e do Porto de Barcarena. Duas simulações do trajeto, desde a Regaf até a portaria da Hydro e dentro da refinaria, foram realizadas pela Montcalm para testar guindastes e carretas, avaliar seu posicionamento e identificar as possíveis interferências em cada etapa das manobras, mitigando os riscos da operação. Nesse processo foi necessário retirar placas e instalar chapas metálicas no interior da Alunorte. Também foi solicitada a escolta da polícia local, visto tratar-se de uma carga especial, com apoio de duas viaturas da Montcalm. O trajeto foi de 7,8 km do ponto inicial ao final, a uma velocidade média de 15 km/h.
Outro complicador foi a extensão da peça, que ultrapassava em 6 m o comprimento da carreta na parte traseira e em 83,3 cm a largura em cada uma de suas laterais. A expansão do veículo para 30 m de comprimento comprometeria o giro da carga e poderia resultar em seu tombamento e torção. A opção foi manter o excesso na parte traseira para realizar as manobras com segurança, tanto na via pública quanto nas vias internas da refinaria. Todo o transporte foi feito de madrugada, a partir das 00h30 e as manobras após as 9h30, quando se encerrava o fluxo de funcionários a pé e em ônibus operacionais da Alunorte. Como o Pipe Rack foi montado em dois módulos, sua movimentação exigiu o emprego de dois cavalos mecânicos acoplados a uma prancha expansível de até 30 m.
A elevação e montagem final da estrutura envolveu dois guindastes sobre pneus: um Zmc85 Zoomlion, de 85 t (utilização de 75%) e um SAC1300S7 Sany, de 130 t (utilização de 76%). Segundo Mota, além da limitação física para o uso de um único guindaste de maior capacidade na refinaria, o custo de sua mobilização seria muito maior. O modelo Zoomlion respondeu pelo içamento da base do Pipe Rack, com verticalização completa da peça, enquanto o modelo Sany, com auxílio do balancim, girou a estrutura e fez seu travamento no costado do tanque da refinaria.