Por Duguai Braga, diretor de Operações da Sandvik Rock Processing Solutions (SRP)
Uma válvula guilhotina existe, a priori, para cortar o fluxo de material e garantir o isolamento de setores em processos industriais. Elas são fundamentais para dar ritmo à produção e, por isso, utilizadas de forma intensa em toda atividade fabril, especialmente no setor mineral, em que a eficiência e a segurança da operação são essenciais para aumentar a produtividade e garantir sustentabilidade, considerando que um isolamento rápido e eficaz ajuda a minimizar perdas durante os processos.
Nesse contexto, a válvula guilhotina Sandvik se destaca como uma das soluções mais seguras e eficazes, principalmente quando projetada para uma operação remota ou que elimine a necessidade de esforço físico pelo operador. Conhecido pela robustez e confiabilidade, o dispositivo é projetado para operar em ambientes severos, proporcionando controle preciso de fluxo, resistência ao desgaste e fácil manutenção. Nesta matéria, exploraremos como as válvulas guilhotina funcionam, seus benefícios para a mineração moderna e por que sua implementação pode revolucionar os processos industriais, garantindo maior eficiência e segurança aos operadores na mineração.
O que é e para que serve uma válvula guilhotina?
Na mineração, a válvula guilhotina tem a função de controlar o fluxo de material em pilhas de estocagem, chutes e silos. Seu nome deriva do formato da lâmina, que se move vertical ou horizontalmente para bloquear ou liberar a passagem do material. É uma peça essencial em operações que envolvem o isolamento de silos de minérios, britagem ou peneiramento, garantindo o controle preciso e seguro de seu fluxo, mesmo em condições severas. Além disso, sua ação eficiente de corte evita o acúmulo de material, reduzindo o risco de obstruções e garantindo maior segurança e eficiência operacional da mineradora.

Quais são as vantagens da válvula guilhotina na mineração?
A válvula guilhotina tem se destacado como uma das principais soluções para modernizar os processos de mineração devido a seu sistema hidráulico de abertura e fechamento, que elimina a necessidade de esforço físico do operador e contribui com sua ergonomia. Suas principais vantagens incluem:
• Durabilidade: Construídas com componentes robustos, resistem a substâncias químicas, abrasão e alta pressão;
• Facilidade de uso: Com design compacto e sistema ON/OFF, são fáceis de operar e demandam menos manutenção;
• Segurança: Podem ser operadas remotamente, reduzindo acidentes e melhorando a gestão de riscos;
• Produtividade: Reduzem o tempo de fechamento dos silos, acelerando a produção.
Por que a válvula guilhotina da Sandvik é a opção mais segura para modernizar processos minerais?
A Válvula Guilhotina da Sandvik substitui antigas válvulas manuais, oferecendo maior segurança e confiabilidade. Com operação hidráulica e construção em aço resistente à abrasão, garante resistência e mínima manutenção, além de ser adaptável a diversos tipos de silos. Sua adoção por mineradoras garante maior confiabilidade, menor inatividade e maior produção da planta, atendendo às exigências de um mercado cada vez mais focado em inovação e soluções sustentáveis. Saiba mais em Adjusted Guillotine Valve without logo.

Sobre a Sandvik:
A Sandvik Rock Processing (SRP), uma área de negócios do Grupo Sandvik, é líder global em soluções de processamento de rochas para os setores de mineração e infraestrutura. Nossa expertise garante máxima produtividade, alta eficiência e redução de custos operacionais.
Nosso portfólio inclui a linha de Britagem, com britadores projetados para alta taxa de redução e desempenho superior em operações de mineração e agregados; a linha de Classificação, com peneiras vibratórias que garantem eficiência na separação de materiais, otimizando a produção; e Soluções Complementares que além das Válvulas Guilhotina, conta com Alimentadores Vibratórios, Balanças Dosadoras e Integradoras, Grelhas Vibratórias, Medidores de Fluxo e Sistemas de Carregamento de Vagões (TLO), entre outros. Também oferecemos Soluções Móveis para operações flexíveis, equipamentos para demolição e o SAM by Sandvik, um assistente digital para otimização operacional.
Entre em contato com nosso time!
+55 11 9 8932-8783
srpsp@sandvik.com
Site: Sandvik Rock Processing Solutions
Linkedin: (1) Sandvik Rock Processing: publicações | LinkedIn
Foto em destaque: Válvula Guilhotina: controle de fluxo de minério mesmo em condições severas